No esforço de aprender como encorajar melhor a vida de missionários, mandei email para alguns deles perguntando como mais gostariam de ser servidos e encorajados. A lista abaixo foi feita com base nas respostas deles.

1. Ore por eles e garanta que saibam que você faz isso com frequência

“Uma das coisas mais inspiradoras e encorajadoras que podemos receber é um email, curto e direto, dizendo que alguém está ‘pensando’ em nós.”

2. Envie uma “correspondência de verdade”

“Envie um pacote, mesmo que pequeno. Uma boa ideia é mandar algum alimento que a gente não consegue encontrar no local onde estamos servindo.”

“Uma ideia para encorajar missionários em locais com datas festivas características (Thanksgiving nos EUA, por exemplo) é enviar uma caixa antes da data com itens decorativos para enfeitar a casa.”

“Mande pra gente um cartão de aniversário. Não precisa ter um texto longo, escrito à mão. Apenas uma lembrancinha, um cartão impresso em casa.”

“Correspondências reais são sempre algo especial. Sério, receber algo palpável e real vai além de receber coisas de sua terra natal (o que é legal), mas é valioso pois traz uma lembrança mais tangível por parte das pessoas que amo e sinto saudade, mostrando que elas também me amam, sentem minha falta e pensam em mim.”

3. Ore pelas pessoas que os missionários servem e não “apenas” pelos missionários e suas famílias.

4. Convide outras pessoas para orarem pelas áreas de atuação dos missionários (a cidade onde vivem, grupos e pessoas com que trabalham etc), além de orações pelos próprios missionários.

“Isso pode ser algo incrível: ter uma pessoa ou um grupo de pessoas suportando de forma ativa nosso trabalho no exterior — tornando-se defensores de nosso trabalho e da cidade onde vivemos. É realmente encorajador saber que existem pessoas que se posicionam por nós e que convocam mais pessoas a apoiarem o trabalho missionário.”

“Se tornar o nosso braço direito no país natal. Algumas ideias incluem: ajudar a distribuir nossos informativos, planejar a parte logística quando estivermos de volta ou orientar grupos de visita ao campo de curto período.”

5. Faça visitas aos missionários com o propósito de servi-los e encorajá-los em seus ministérios.

“É muito bom ter um grupo de pessoas que venha ministrar a nós enquanto estamos ofertando nossas vidas para ajudar ao próximo. Isso pode acontecer em um pequeno acampamento com nosso time ou algo parecido, além de poderem vir orar enquanto andam pela cidade onde estamos.”

6. Envie a eles fotos e notícias suas e da sua família (seja por carta ou email).

“Seria especialmente agradável receber no final do ano notícias de nosso conhecidos ou algum cartão de Natal. Nós queremos continuar conectados a você! Nós adoramos saber sobre o que tem acontecido na sua vida e da sua família!”

“Se você tem amigos no exterior, mantenha contato com eles. Não deixe que a preocupação religiosa de ter conversas espirituais faça com que você deixe de ter conversas ‘não-espirituais’, seja sobre o cotidiano e as pequenas coisas do seu dia. Isso é algo que você faria (ou fazia) naturalmente se o encontrasse para um almoço. Às vezes, os emails ‘menos espirituais’ são os que mais ajudam, porque, de alguma forma, sinto que estou menos distante quando meus amigos falam comigo como sempre falaram antes de viajar. Compartilhe e fale sobre as coisas que têm acontecido ultimamente na sua família, escola, trabalho, futebol — qualquer coisa que você falava antes de seu amigo missionário ir para o exterior.”

7. Faça perguntas sobre o que eles estão fazendo

“Não pergunte apenas sobre como estamos, mas também sobre nosso trabalho… e tente saber tudo o que puder sobre as pessoas e a cidade com as quais estamos envolvidos.”

“Sei que já falei isso, mas um real interesse no nosso trabalho é a melhor maneira de nos encorajar.”

8. Continue sendo um amigo cristão e continue ministrando na vida do missionário.

“Não deixe de ser a nossa igreja quando estamos fora. Sempre que a segurança permitir, tenha conversas espirituais: elas fazem bem ao nosso coração. Missionários lutam com as mesmas questões pecaminosas que afligem cristãos em todo o mundo. Deixar seu lar para viver entre povos não-alcançados talvez seja um passo de fé no processo de santificação, mas não é um passo que enterra todos os pecados. É mais provável até que exponha e traga à tona todo o tipo de pecado que foi ‘esquecido’ ou não foi percebido anteriormente. Ter amigos que me conhecem, que têm paciência comigo e que sabem que ainda sou o mesmo pecador lutando contra essa natureza me ajuda a permanecer na humildade, quando tentado a me tornar arrogante ou cair em desespero.”

“Mesmo com um cuidado dos membros, é muito bom e importante receber cuidado pastoral do líder de nossa igreja. Muitas vezes ele é um conhecido pessoal e próximo do missionário, sabendo de sua história, podendo, assim, aconselhá-lo de maneira eficaz, além da nossa família e casamento.”

“Faça-nos aquelas perguntas difíceis. E pratique aconselhamento pastoral conosco.”

“Por favor, não nos coloque em um pedestal. Também somos pessoas normais, como você, que foram perdoadas da mesma maneira, mas que, por alguma razão, Deus chamou para vivermos nossos ministérios fora de nosso local de origem.”

9. Suporte-os financeiramente.

“Descobrir se temos alguma necessidade específica e responder a essa necessidade, buscando supri-la, é algo maravilhoso para nós.”

10. Procure encorajá-los quando estiverem em alguma missão ou tarefa em sua terra natal.

“Deixe-nos falar com você, sua congregação e pequenos grupos sobre nosso ministério. Queremos compartilhar sobre o que Deus tem feito ao redor do mundo e adoraríamos ter a oportunidade de falar sobre isso, podendo trazer atenção sobre o assunto e com muita esperança ganhar mais suporte em oração.

“Convide-nos para sair, para almoçarmos juntos ou jantar. Não precisa ser nada chique ou especial. Lembre que estivemos em lugares onde muitas vezes não conseguimos encontrar nem um arroz e feijão caseiro.”

Extra 

Nenhum missionário mencionou isso pra mim nos emails, mas eu sei que é uma benção quando alguém empresta sua casa de verão ou no campo para que um missionário e sua família possam aproveitar uns dias e relaxar em um lugar tranquilo.

“Fale pra gente sobre livros que precisam ser lidos. Conte-nos sobre recursos e fontes que podem beneficiar nosso crescimento pessoal e nosso trabalho ministerial, como conferências, treinamentos para líderes e ministros, entre outras coisas.”


* Texto de Mark Rogers, traduzido e adaptado do site “The Gospel Coalition” — http://www.thegospelcoalition.org/article/10-ways-to-encourage-a-missionary

Este post tem 37 comentários

  1. Cipriano Ernesto Nhamitambo Mandala

    Sou Cipriano, eu e minha família vamos Orando sempre a vosso favor, continuem firme a caminhada e longa, mas há muita turbulência.
    Bencao para Voces.

    Mocambique

    1. Yasmin

      Amém, Cipriano! Agradecemos pela sua parceria. Deus abençoe (:

  2. Pâmela

    Olá, como faço para mandar e-mails e ter contato com mais missionários?!

      1. Pâmela

        Alessandra, boa tarde! Obrigada pelo retorno, já enviei o email para esclarecer algumas dúvidas.
        Deus abençoe mais!

        Pâmela de Oliveira

  3. Shirley

    Amei , è uma grande verdade, os desafios no campo são muito só o senhor para nos sustentar. As pessoas não tem noção de como pequenoa detalhes fazem toda a diferença.Estarei indo ao campo missionário em nossa primeira experiência transcutrural. Os desafios são muitos, mais creio que o senhor nos ajudará. Peço a oração dos amados por mim e meu esposo. Shirley e Jean.

  4. Alex Bogagio

    Fiquei feliz pela publicação, a quase 10 anos sou missionário no Peru, estive na selva sul peruana e agora estou no norte do país, o estado de Piura.
    Que Deus os abençoe por esta pastagem, sei que é de suma relevância este conteúdo.
    Que Deus abençoe a cada um no qual Deus o chamou.

    1. Boa Tarde querido Alex!

      Desejo que o Senhor das missões, o sustente e o levante a cada dia mais e mais, fazendo todos os sonhos e árduos trabalhos e clameores, se tornarem realidade, em tempo oportuno, para a Glória Dele.

      Abraço de um futuro missionário, Wagner Medeiros.

  5. Raimundo Ferreira da Silva (missionário naldo silva)

    Sou missionário em Moçambique Africa a 6 anos estou aqui servindo ao Senhor e a essa nação que tanto amo.

  6. Bruno Lima

    Sirvo em um contexto de missões urbanas e sei bem o que é sofrer esse tipo de realidade do campo. Solidão, esquecimento, falta de vínculos…tudo isso me maltrata, lidar com as pressões diárias, a falta de recursos, de misericórdia de inúmeras igrejas e o descaso. No fim, queria não ser visto como um problema, mas como alguém que abriu mão de sua vida para entrega-la em favor de outros.

  7. Carmen Rejane da Silva Kologo

    Sou Missionária em Burkina Faso, oeste Africano há quase 20anos, amo servir ao Senhor Jesus neste continente. Durante muitos anos estive sozinha, sem apoio de igrejas e amigos, sei o quanto são importantes essas 10 maneiras de encorajar um missionário.

    1. Eduardo Alves

      Olá, passe o seu contato… Sou promotor de missões…

      1. Yasmin

        Olá, Eduardo! Peço por gentileza que envie um e-mail para contato@maisnomundo org , comentando sobre o desejo em servir com sua profissão! Deus abençoe!

  8. Miriam Michael

    Obrigada! Gostei muito das dicas

  9. Dai

    Eu sou M, e trabalho em um pais fechado na Asia Central. Um dos desafios que enfretamos é a solidão, existem outros, adaptação, apredizado da lingua…

    1. Ana

      M, peço a Deus que seu Espírito Santo te renove e fortaleça a cada manhã. Receba nosso carinho. Obrigada por ir ao campo e pregar a Cristo.

  10. Kyria

    Como posso enviar uma mensagem encorajadora aos missionários no campo?

      1. Solange

        Que decisão generosa essa sua de dedicar-se ao Senhor em tempo integral! que o Senhor renove suas forças a cada manhã! a recompensa vem diretamente de Deus!

    1. Jamaira Coutinho

      Se quiser … me adicione no Facebook … eu seria muito feliz em receber uma msgs sua e ou lhe passar o endereço do local que estou missionando !

    2. Rodrigo Rocha Coutinho

      Paz amada irmã Kyria!
      Sempre mantenho contato com meus amados amigos e familiares no Brasil. Vc tbem será muito bem vinda em meu Facebook. Sou Pr. Missionário e capelão da Unipas. Realizamos trabalhos sócio-culturais mas com cunho espiritual, a fim de salvarmos os órfãos da Ucrânia e Rússia. Fora isso tenho anunciado a Cristo entre as terras eslavas, germânicas e escandinavas.
      Sou casado e vivo com minha família na cidade de Kharkov, na Ucrânia.
      DEUS te abencoe!
      Eh sempre maravilhoso receber todo tipo de apoio da Igreja e de todos do Brasil.

  11. joao

    É uma bênção, sou missionário de chamado Local, Brasil, Missões urbanas, e mesmo estando próximo, todos carecemos de oração suporte. Glória a Deus
    Deixe sua mensagem.
    [email protected]

  12. Wilma

    Estarei Orando por vocês!

  13. jonatas reis

    Muito boa idéia!!! Estamos orando!!!

  14. Alessandra Andrade

    Amei sua iniciativa. Tenho aprendido a amar esse campo e esses irmãos com muito respeito e admiração.
    Obrigada pelas dicas ótimas.

  15. Robson scofield Silva

    Estarei retornando para África do Sul em Abril.

  16. Robson scofield Silva

    Muito Bom!

  17. Claudia Santos

    A paz! Sou pastora Claudia de São Luís do Maranhão de uma igreja missionária. Estamos a quatro anos com a igreja na estrada visitando e obreiros na zona rural do nordeste e evangelizando. Concordo com o texto acima. Temos encontrado guerreiros resistindo as mais diversas situações na frente da obra e lugares humildes e de difícil acesso. Deus nos despertou e tudo que fazemos é pra missões.

  18. Marcelo de Andrade Mariano

    PaZ.,são palavras tocantes. Pois tenho primo, e sobrinhobno cámpo missionário, juntamente com suas famílias. Além de nossa família ser de obreiros. Também sei da minha chamada e de minha esposa e filhos. O texto é tocante e humano, gostei muito. Deus abençoe aqueles que colocam a mão no arado!

  19. Jairo Lima Silva

    Olá, Me chamo Jairo Lima, estou começando a fazer algumas viagens Missionárias aqui pelo Brasil e tenho alguns amigos pelo mundo, como: Espanha, Guiné Bissau e Moçambique.
    Gostaria de receber mais e-mails como este, é sempre muito importante saber mais sobre isso.
    Hoje tenho a missão de despertar outros irmãos aqui da minha cidade para ir aos necessitados que precisam saber que são amados pelo nosso Deus, Jesus Cristo.

    Grande abraço, Fiquem com Deus.

  20. Thiago

    Eu tenho um casal de amigos missionários, não sabia que coisas tão simples vazia tanta diferença em suas vidas. Obrigado por ter traduzido este post.

  21. Pedro Henrique Leite Miranda

    Muito obrigado pelas dicas, quero poder fazer mais do tenho feito, e essas informações ajudam muito, parabéns pelo trabalho de vocês, Deus continue lhes abençoando e usando, shalom!

  22. Larissa

    Como enviar cartas de encorajamento para missionarios da MAIS?

    1. Equipe MAIS

      Larissa,
      envie a carta para o nosso escritório no Brasil (em Colombo) que estaremos encaminhando sua carta para as nossas bases. Que Deus te abençoe e até breve!

  23. paulla lopez

    Como consigo email dos missionários para enviar mensagens? Manter esse contatos fortalecer as pessoas que estão em campo missionários!

    1. Equipe MAIS

      Olá Ana Paulla,
      nos envie uma mensagem em contato@maisnomundo que poderemos lhe encaminhar os emails das nossas bases. Que Deus te abençoe e até breve.

      1. Roberto Carmona

        [email protected]. Olá, eu e minha família somos missionários em Botswana, África, pelas igrejas Batistas do Brasil. Sinta-se à vontade para nos encorajar. Blessings from Botswana.

Deixe um comentário