Liberdade na República Centro-Africana para 357 crianças-soldado que lutavam no conflito que marca o país desde meados de 2013. Após extensa negociação encabeçada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças e adolescentes entre oito e 18 anos foram libertas em três cerimônias distintas na cidade de Bambari, na última quinta-feira (14).

Provenientes das milícias Seleka e anti-Balaka, principais oponentes nos confrontos, o acordo foi firmado na última semana, em um fórum de reconciliação nacional em Bangui, que reuniu 10 diferentes grupos armados. A organização estima que entre seis mil e 10 mil crianças sejam utilizadas como crianças-soldado ou escravas sexuais pelos grupos rebeldes.

Após receber cuidados médicos, as crianças serão ouvidas por assistentes sociais. ONG’s locais irão conduzir o processo de reintegração destas crianças e adolescentes às famílias ou comunidades, que muitas vezes, precisa de mediação e acompanhamento. Oremos por estas crianças para que os horrores que viveram não aprisionem mais suas mentes e para que muitas outras possam encontrar um novo caminho, de esperança e paz.

 

Fonte: The Guardian

 

 

Deixe um comentário