[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_empty_space height=”32px”][vc_column_text]AMÃ , Jordânia – Eles estavam entre os últimos remanescentes. Mesmo que muitos de seus vizinhos haviam fugido da violência que tomou conta do Iraque após a invasão norte-americana, os três homens permaneceram lá, recusando-se a desistir de seu país ou de sua comunidade cristã de séculos de idade .

Maythim Najib, de 37 anos, ficou apesar de ter sido sequestrado e esfaqueado 12 vezes, em um ataque que ele acreditava ter sido aleatório. Radwan Shamra, 35, continuou a acreditar que ele poderia sobreviver a guerra sectária entre seus compatriotas sunitas e xiitas, mesmo depois de perder dois amigos devido a um atirador desconhecido na rua.

E um senhor de 74 anos, muito assustado para dar seu nome, permaneceu, apesar do trauma de passar três dias de angústia em 2007 esperando para saber se seu filho de 17 anos estava vivo ou morto durante um sequestro.

Agora os três homens de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque,fugiram com suas famílias para a Jordânia, expulsos por combatentes do Estado Islâmico. Depois de capturar a cidade, em junho, o grupo militante sunita deu aos cristãos um dia para fazer a escolha: se converter, pagar um imposto, ou ser morto.

Foi “o último suspiro“, disse Shamra, um dos 4.000 cristãos iraquianos de Mosul que vieram para a Jordânia nos últimos três meses e uma das mais de 50 pessoas abrigadas na Igreja Ortodoxa Santo Efraim, em Amã. “Esperamos o maior tempo possível, até que sabia que iria morrer se ficasse lá“.

Seu vôo é parte de um êxodo maior de cristãos que abandonam as terras árabes onde a intolerância religiosa está em ascensão, uma tendência que tem causado preocupação entre os cristãos fora da região – incluindo o papa. Isso também chamou a atenção do rei Abdullah II, da Jordânia, um aliado próximo dos EUA, que tem defendido a necessidade da presença de múltiplas religiões no Oriente Médio.

Hasan Abu Hanieh, analista político da Jordânia, disse que a decisão do governo foi tanto humanitária e estratégica, num momento em que a Jordânia está nervosa por causa dos militantes islâmicos em suas fronteiras e ansiosa para manter os seus laços fortes com o Ocidente. “O governo pode mostrar ao mundo que a Jordânia tem uma política que visa proteger as minorias, ao contrário de seus vizinhos“, disse ele.

Cerca de 500 dos novos e, muitas vezes, traumatizados refugiados cristãos vivem agora em salões comunitários em sete igrejas em Amã e nas proximidades de Zarqa, tentando viver em locais com pouca privacidade ou até mesmo necessidades básicas como banheiros suficientes. Em outros cassos, tem algumas famílias vivendo em um só apartamento alugado que é pago com dinheiro próprio ou com ajuda de fora.

Na igreja Maria Mãe, em Amã, onde dezenas de refugiados cristãos residem, as malas ficam sobrepostas para poupar espaço. Colchões finos com desenhos florais estão espalhados por todo o chão e roupas molhadas penduradas nas janelas para secar. As crianças, ainda com medo de seu novo ambiente, raramente saem sem seus pais, mesmo para brincar.

Peço-lhes para me dizer o que viram, como se sentem agora“, disse Khalil Jaar, um padre da paróquia. “Eu tento dar-lhes esperança, dizendo-lhes sobre a resiliência dos refugiados no passado“.

Além de fornecer abrigo, a igreja alimenta os refugiados, distribuindo porções fartas de arroz e legumes, pagas por instituições de caridade ou através de doações de jordanianos.

Como os cerca de 620 mil refugiados sírios na Jordânia e mais de 30 mil outros refugiados iraquianos , as últimas pessoas que chegam não estão autorizadas a trabalhar – uma tentativa de garantir que eles não fiquem para sempre em um país que anteriormente concedida a cidadania a uma grande população de palestinos deslocados. Para passar o tempo, os homens jogam gamão, tomam chá juntos ou ajudam com as tarefas na escola da igreja. As mulheres gastam o seu tempo cuidando principalmente de seus filhos e ajudando a preparar as refeições.

Na Igreja Santo Efraim, o senhor de 74 anos, que estava com muito medo para dar seu nome, disse que sua maior preocupação era a segurança de seu filho mais velho, que permanece em Erbil, na região do Curdistão no Iraque. O filho mais novo, aquele que havia sido sequestrado, está com ele.

Najib, o homem que sobreviveu ao esfaqueamento, disse que sua filha de 8 anos de idade não entendia que não havia nada para voltar, e estava chorando muito recentemente, pedindo para ir para casa. Ele lamentou a perda da comunidade cristã de Mosul.

Nós somos parte da cultura árabe, somos cidadãos do Iraque“, disse ele . “Mas para o que vamos voltar? Não há uma casa, e se isso continuar, não haverá um país”.[/vc_column_text][vc_column_text]Fonte: NY Times[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Este post tem um comentário

  1. celma do nas chaGAS

    EM QUE PODEMOS ,AJUDA NO MOMENTO? ,ORAÇÃO? ,QUEM SABER MAIS AFRENTE ,COM O CONHECIMENTO DO TRABALHO AFUNDO NOS PODEMOS COLABORA COM MAIS AÇÃO NÉ. PORENQUANTO QUERO AGRADECER PELO EMAIL QUE ME FOI ENVIADO .MUITO OBG , E TE DISSER QUE PODE CONTAR COMIGO …

Deixe um comentário