Alunos e professores voltam às salas de aula nas escolas do Paquistão nesta terça-feira, dia 13, pela primeira vez após o ataque terrorista a uma escola em Peshawar, em 16 de dezembro. O intervalo prolongado foi encerrado por uma cerimônia realizada na segunda-feira (12), conduzida pelo chefe do exército paquistanês, Raheel Shareef, em homenagem às vítimas do massacre.

Com autoria assumida pelo braço paquistanês do grupo extremista Talibã, o ataque deixou mais de 150 mortos, em sua maioria crianças, e cerca de 120 feridos. A escola atingida é administrada pelas Forças Armadas do país e atendia filhos de militares. Na ocasião, sete terroristas talibãs invadiram a unidade e entraram de sala em sala com bombas e armamentos. A escola passou por algumas reformas e pinturas para receber os alunos e professores de volta, mas o auditório, onde foi encontrada a maior parte das vítimas, permanece fechado.

Pais exigiram garantias do governo de que as escolas de seus filhos estarão protegidas neste retorno. Shahzeb Jillani, analista da BBC em Peshawar, afirma que “em um país onde o medo espreita praticamente todos os aspectos da vida pública, algo tão simples como ir para a escola tornou-se um ato de coragem e bravura”.

Fonte: BBC

Deixe um comentário