[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Após quatro anos e meio de trabalho, atuando em diversas áreas em apoio aos cristãos locais, no qual ainda sofrem devido a instabilidade sócio-econômica do país, a MAIS-Haiti centralizou seu foco nas atividades que Deus realmente chamou nossa atenção para realizá-las.

O trabalho de cada um que passou por aqui foi de extrema importância! Iniciou através da atitude corajosa do diretor Mario Freitas de vir a uma terra onde pouco se sabia a respeito, apenas para ajudar nossos irmãos.

Ao ser chamado por Deus para fixar raízes aqui, entrou em cena Ruben Celeti. Ele foi o formador da Escola de Desenvolvimento Comunitário de acordo com as necessidades específicas desta nação. Através disso, Mário e Ruben foram direcionados por Deus para investir diretamente em três rapazes (Remy, Bruty e Judex).

A MAIS entendeu que o trabalho aqui era de ajudar a igreja a se desenvolver nos seus diversos pontos, e ao passar do tempo, as confirmações de que Deus fará isso através de uma nova geração da igreja tem ficado cada dia mais eminente. Foi assim que o foco de trabalhar uma formação para pastores e líderes com o foco voltado ao desenvolvimento comunitário encaixou perfeitamente.

Dentre os vários desafios enfrentados para trazer uma nova mentalidade a esse povo, chegamos hoje ao ponto que acreditamos ser uma nova fase para um dos focos da organização que é a desenvoltura integral dos próprios nativos.

[/vc_column_text][vc_separator color=”grey”][vc_column_text]

Andamento dos Projetos

[/vc_column_text][vc_column_text]

1) A escola de música (Remix School Music) onde são aplicadas aulas de violão, guitarra, teclado. bateria e iniciou a pouco tempo aulas de dança, para crianças e adolescentes. DIREÇÃO: Joseph Remy Janvier (missionário haitiano da MAIS)

2) O Microcrédito, no qual incentivamos financeiramente e com formação básica administrativa de pequenos negócios, nossos irmãos que possuem o desejo de obter uma fonte de renda, mas devido a situação econômica não consegue por em pratica. O interessante é a maneira como realizamos. Após a formação, investimento e acompanhamento, ensinamos a montarem uma cooperativa para ajudarem outros, saindo assim de nossa dependência. O dinheiro aplicado retorna a diretoria do projeto para novos investimentos. Atualmente está sendo realizado na comunidade de Ticajou. DIREÇÃO: Brutus Theodore (missionário haitiano da MAIS)

3) A Escola de Desenvolvimento Comunitário, que especialmente em setembro deste ano, irá iniciar um método novo. Com a graça de Deus começaremos essa formação dentro de uma única instituição, envolvendo toda a liderança e depois toda a igreja. É muito dificil ter as “portas abertas” por uma igreja local para realizar este trabalho, isso foi uma grande alegria. Glória a Deus.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Um Futuro de Esperança

[/vc_column_text][vc_column_text]

A projeção para o próximo ano é de voltarmos também com o método tradicional da escola, ou seja, uma formação para pastores e lideres de várias denominações independentes. As aulas já são ministradas pelos missionários da MAIS (Remy e Brutus) podendo agregar convidados.

Algo que não citei acima foi o trabalho com diversas equipes brasileiras e estrangeiras. Construção de igrejas, orfanato, formações de curto prazo, treinamento missionário e etc. Não poderia deixar de lembrar de dois obreiros que passaram por aqui: Douglas e Duram.

Nosso missionário local, Judex, encontra-se envolvido com o projeto de uma creche dentro da comunidade de Ticajou. O processo ainda está em fase de montagem.

Como perceberam, não nos apoderamos dos projetos. Capacitamos, em especial esses três, e hoje colhemos o fruto disso ao vê-los se desenvolvendo a cada dia.

O próximo passo será necessário, pois encontra-se dentro da nossa proposta de missões. Estudamos e percebemos que chegou a hora de vê-los caminhar sem a ajuda de um estrangeiro. Por isso estamos em uma fase de transição de comando. Saio provavelmente na primeira semana de setembro, passando a diretoria local para os três.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Esses meninos são motivos de orgulho para nós!

[/vc_column_text][vc_column_text]-Alyson Melo (líder da base MAIS no Haiti)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário