Os trabalhos do Renovare – Programa de Refugiados da MAIS – tiveram início em dezembro de 2013, respondendo à maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, resultado direto da guerra na Síria e conflitos no Oriente Médio e África. O desejo que o Pai colocou nos corações dos líderes da MAIS era de praticar e compartilhar o amor de Cristo através do acolhimento, restabelecimento e desenvolvimento de cristãos que tiveram que sair de seus países por estarem sujeitos a contextos de perseguição religiosa em seus países.

“Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito” – Deuteronômio 10.18-19

No Brasil, segundo números do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), vivem atualmente mais de 8.800 refugiados de 79 diferentes nacionalidades, e entendemos que nosso dever como Corpo de Cristo é estender nossas mãos para esses irmãos e nos levantar em seu favor. Por isso, desde 2013, o Renovare acolheu cerca de 200 cristãos no Brasil, por meio de três etapas: contato/triagem, acolhimento na base e acolhimento pela igreja parceira.

Inicialmente, esses irmãos entram em contato com nossa equipe, que revisa suas histórias e documentação, comprovando a veracidade de todos os dados e, a partir daí, oferecendo um retorno do estado de refúgio. Na segunda etapa, é retirada toda a documentação necessária para que eles sejam aceitos legalmente no país, assim como são ministradas aulas de português, de legislação e cultura nacional para que eles possam se integrar no país. Como etapa final, uma igreja parceira da organização recebe esses cristãos por um ano e cuida para que eles tenham a possibilidade de reconstruir suas vidas e alcançarem independência.

“E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Lv. 19.33-34

Como afirma o coordenador do Renovare, pastor Igor Vaz, os desafios deste trabalho envolvem as diferenças culturais e de língua, além da adaptação dessas pessoas a uma vida diferente daquela a que estavam acostumadas. “Ao mesmo tempo, nós somos motivados ao olhar para as famílias que tiveram a oportunidade de reconstruir suas vidas, tendo a chance de ver uma luz em meio ao caos a que foram sujeitas”.

NOW WE LISTEN


Muito temos ouvido e falado sobre refugiados e a crise migratória, mas não sabemos como é passar por tudo isso, o que não nos dá propriedade para discutir o assunto. “Quando falamos de refugiados , nós corremos o risco de, sem perceber, olhar para eles como números e dados, e esquecemos que são vidas e que essas pessoas têm histórias importantíssimas e lindas para contar”, conta Vaz. Pensando nisso, decidimos registrar as histórias de quem realmente viveu essa realidade, em meio a conflitos, destruição e perseguição, e pôde recomeçar. “Pudemos nos aproximar dessas pessoas e conhecê-las, não como estatísticas, mas saber quem elas são realmente.” Clique aqui, e assista aos testemunhos de alguns desses irmãos, nos vídeos da série “Now We Listen” (Agora, com a palavra: nossos irmãos e irmãs refugiados).

“Quando falamos de refugiados , nós corremos o risco de, sem perceber, olhar para eles como números e dados, e esquecemos que são vidas e que essas pessoas têm histórias importantíssimas e lindas para contar” – pastor Igor Vaz.

A MAIS não tem parcerias com governo ou empresas, mas você pode ser a resposta ao clamor de outros irmãos, fazendo sua doação para que as etapas envolvendo acolhimento sejam possíveis. Também pode ser nosso parceiro através de sua comunidade ou igreja para a 3ª etapa desse processo. Graças ao envolvimento de pessoas como você, a Igreja Sofredora tem sofrido menos a cada dia.

Oramos para que possamos ser, pela graça de Deus, resposta às orações desses irmãos e que eles possam se reerguer, sendo agentes de transformação de suas realidades.

Este post tem 2 comentários

  1. Patricia

    Tenho muito interesse em ajudar na prática os refugiados. Gostaria de saber se vcs tem alguma atividade no período de férias. Pra ajudar aqui no Brasil a igreja sofredora

    1. Paulo Vieira

      Olá Patrícia,
      envie um email para nossa equipe de refugiados – [email protected]. Eles estão a disposição para te ajudar e tirar suas dúvidas sobre como ser voluntária conosco! Este ano teremos nosso intensivo de uma semana – Imersão Converge

Deixe um comentário