Quantas pessoas no mundo estão passando fome? Esse número poderia diminuir? Quais são os efeitos da fome sobre as crianças e o que podemos fazer para ajudá-las? Aqui esta uma lista dos maiores 10 fatos relacionados à fome no mundo, os quais todos devemos saber nesse início de 2014.

1 . Cerca de 842 milhões de pessoas não comem o suficiente para se nutrir. Isto é, uma em cada oito pessoas vão para cama com fome (fonte FAO, 2013).

2. O percentual de pessoas sofrendo de fome crônica caiu 17% desde 1990­-1992 . Se esse ritmo continuar, conseguiremos atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio (Fonte: FAO, 2013).

3. O maior índice de desnutrição ainda é no sul do continente asiático, seguido da África Subsaariana e o leste da Ásia (Fonte: FAO, 2013)

4. Um terço das mortes de crianças menores de 5 anos, em países subdesenvolvidos, é por consequência da desnutrição. (Fonte: IGME, 2011)

5. Dentre os países subdesenvolvidos, uma em cada quatro crianças tem seu desenvolvimento prejudicado por nutrição desajustada (Fonte: The Lancet, 2013)

6. Os primeiros 1.000 dias na vida de uma criança são cruciais. Uma dieta adequada neste período pode evitar prejuízos ao desenvolvimento mental e físico, os quais podem causados por deficiência de nutrientes (Fonte : IGME, 2011)

7. Se as mulheres agricultoras tivessem acesso aos mesmos recursos que os agricultores do sexo masculino, o número de famintos no mundo poderia ser reduzido em até 150 milhões. (Fonte:FAO, 2011)

8. Custa apenas US$ 0.25 por dia para que uma criança receba todas as vitaminas e nutrientes que ela necessita para crescer com saúde (Fonte : WFP, 2011)

9. Em 2050, as mudanças climáticas e os padrões climáticos irregulares podem produzir mais de 24 milhões de crianças famintas. Quase a metade seria na África Subsaariana. (Fonte: IFPRI, 2009)

10. A fome no mundo pode ser eliminada ao longo das nossas vidas. Através do The Zero Hunger Challenge (Desafio Fome Zero), criado pelo Secretário Geral da ONU Ban ki-Moon, trabalha para galvanizar o apoio mundial em prol deste objetivo.

 

FONTE: http://www.wfp.org/stories/10-hunger-facts-2014

* Texto extraído do site do WFP (World Food Program) da ONU, e traduzido por Pedro Bowen.

 

Este post tem 2 comentários

  1. Tayná Farias

    Gente , eu acho realmente importante essa mobilização em relação a fome hoje no país e no mundo porque é algo que tem como ser controlado , e temos de onde tirar comida pra essa galera ai gente. é questão de consciência e coração de cada um . Fome é coisa séria , e por incrível que pareça hoje em dia esse assunto é um dos mais presentes em nossa vida junto com à violência , preconceitos e etc .

  2. Ricardo de Jesus Santana

    E as pessoas ainda não conseguem se sensibilizar com a situações de muitos de nossos irmãos vivendo em condições sub-humanas , que Deus abençoe esse projeto força meus irmãos em nome de Jesus.

Deixe um comentário