[vc_row][vc_column][vc_column_text]Assistimos à maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, resultado direto da guerra na Síria e conflitos no Oriente Médio e África. Podemos pensar que não há nada que possamos fazer a respeito, mas, independente das oportunidades de interferir diretamente em uma situação tão avassaladora como esta, sempre teremos a escolha e privilégio de orar. Por isso, seguem abaixo algumas orientações e pontos para orarmos pelo refugiado, escritos pelo pastor e missionário da MAIS, José Prado.

[/vc_column_text][vc_column_text]

Preparando o coração e a mente

– Imagine a si mesmo como um refugiado, como se você e sua família tivessem sido obrigados a mudar para outro país, outra cultura, deixando tudo pra trás… Como você gostaria que as pessoas orassem por você?
– Leia as passagens bíblicas: Dt 10.18,19; Sl 107.1-9; Sl 34.18; Mt 25.31-46; Mt 22.37-39; Gl 6.10.
– Peça que o Espírito Santo o guie enquanto ora pelos refugiados.[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

Como orar?

Refugiados são pessoas comuns com família, sonhos e esperanças. Assim como oramos por pessoas que conhecemos, podemos orar pelos refugiados. Sua condição de refúgio, contudo, os expõe a desafios únicos pelos quais podemos orar, que incluem:[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

1. Necessidades básicas

[/vc_column_text][vc_column_text]

Para que suas necessidades essenciais de segurança, abrigo, água, comida e cuidados médicos sejam supridas. Que o Pai Altíssimo ouça o seu clamor e os leve a um lugar de segurança. Em muitas circunstâncias, o refugiado terá que aprender uma nova língua e um novo trabalho. Ore por forças emocionais para que consiga enfrentar estes desafios, mesmo com tão poucos recursos e apoio.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

2. Paz e promotores da paz

[/vc_column_text][vc_column_text]

Para que promotores da paz, verdadeiros conciliadores, sejam levantados e levem paz aos países onde a guerra, violência e perseguição estão forçando as pessoas a abandonarem suas casas. Ore pela paz da Síria, Afeganistão, Somália, Eritreia, Iraque, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Sudão, República Centro Africana, Nigéria, Myanmar, Vietnã e Colômbia.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

3. Esperança e cura

[/vc_column_text][vc_column_text]

Para que pessoas amáveis e comprometidas sejam levantadas e levem esperança aos refugiados. Que médicos, psicólogos, pastores e terapeutas sejam canais de esperança, gerando cura física, mental e emocional. Ore especialmente pelas crianças e adolescentes que sofreram agressão física ou que testemunharam atrocidades contra seus familiares ou amigos. Que suas memórias sejam curadas e possam perceber a presença do Pai Eterno com eles, que sejam libertos do medo e ansiedade. Que sua fé seja renovada, produzindo esperança e alegria a cada amanhecer.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

4. Igrejas Acolhedoras

[/vc_column_text][vc_column_text]

Para que os refugiados encontrem uma igreja acolhedora em seu novo país. Que mais pessoas e igrejas nos países receptores abram seus olhos e corações para perceber, acolher e servir aos refugiados. Existem também muitas igrejas dentro dos campos de refugiados, sendo lideradas por pastores refugiados. Muitos refugiados buscam apoio e esperanças nestas igrejas. Que estas pequenas comunidades sejam fortalecidas em sua fé e testemunho, sendo benção ao seu povo.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

5. Mulheres e crianças

[/vc_column_text][vc_column_text]

Eles estão entre os mais vulneráveis. São mais da metade dos refugiados no mundo. Ore para que sejam livres do mal, das pessoas que querem explorá-los, como as redes de tráfico humano, de exploração sexual e de tráfico de órgãos. Ore pelos órfãos, pelas mães que perderam seus filhos… Que a igreja seja uma verdadeira família, uma rede de amor, abrigo e proteção aos mais frágeis.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

6. Jovens

[/vc_column_text][vc_column_text]

Eles estão longe de casa. Perderam seus amigos e muitos estão longe de seus pais e familiares. Ao olharem para trás, não encontram alternativa. Por outro lado, têm uma grande capacidade para aprendizagem da nova língua, são mais versáteis e fortes fisicamente. Podem aprender uma profissão e, geralmente, tornam-se o apoio da família. Que sejam abençoados com flexibilidade, criatividade e perseverança.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

7. Países Receptores

[/vc_column_text][vc_column_text]

Mais de 85% dos refugiados encontram-se em países em desenvolvimento, com economias que enfrentam muitos desafios. Estes países têm que lidar com grandes ondas migratórias, com milhares de refugiados chegando num curto período de tempo, e sem ajuda internacional. É comum que surja preconceito contra os que chegam. Ore para que os refugiados não sofram com racismo e xenofobia. Que os governos e a população se abram para acolhê-los. Lembre-se dos países que mais recebem refugiados: Turquia, Líbano, Jordânia, Paquistão, Iraque, Irã, Egito, Quênia, Chade, Etiópia, China e Estados Unidos.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

8. ONU (ACNUR) e agências humanitárias que servem refugiados

[/vc_column_text][vc_column_text]

Ore pelos milhares de trabalhadores e voluntários que atendem incansavelmente os refugiados ao redor do mundo. Por sua segurança e saúde emocional. Que haja recursos financeiros suficientes para as agências internacionais prestarem os serviços humanitários. Ore também para que os líderes mundiais tenham sensibilidade para com os milhões de refugiados e busquem juntos novas soluções.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

9. RHP – Refugee Highway Partnership e “Rede Evangélica Brasileira de Apoio ao Refugiado”

[/vc_column_text][vc_column_text]

Ore por esta nova, crescente e dinâmica rede de pessoas, igrejas e organizações evangélicas que buscam servir aos refugiados e também às igrejas locais, com informações, treinamento e acompanhamento. Que o Pai continue levantando cada vez mais organizações e pessoas, sejam elas voluntários, pastores ou missionários, para ministrar aos refugiados, nos grandes centros urbanos e nos campos, em áreas remotas.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

10. Refugiados no Brasil

[/vc_column_text][vc_column_text]

Nosso país tem se convertido no destino de muitos refugiados, vindos de diferentes países. Nosso governo tem aberto as portas e isso é louvável. Contudo, há muito ainda a ser feito para que o refugiado seja integrado à nossa sociedade. Somos um país de migrantes, somos acolhedores, mas temos vivido dias de acirramento de ânimos, gerando preconceito e ódio. Ore para que nossa sociedade não se feche ao estrangeiro. Que nossos governos (federal, estaduais e municipais) busquem soluções em conjunto. Ore pelas organizações envolvidas no acolhimento (CONARE, ACNUR, Cáritas, Missão Paz, MAIS, JMN, entre outras), pelas pessoas que trabalham nessa frente. Por fim, ore pelos milhares de refugiados e solicitantes de refúgio que já estão no Brasil. Que encontrem aqui uma nova vida.

[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

11. Programa de Acolhimento a Refugiados

[/vc_column_text][vc_column_text]Temos tido o privilégio e responsabilidade de sermos os pioneiros entre as organizações evangélicas em servir e acolher refugiados. Louve a Deus, pois nosso programa, desenvolvido em parceria com igrejas locais, já recebeu mais de 160 pessoas, de diferentes países. Ore por nossa equipe, por recursos financeiros, por infraestrutura e novas parcerias. Ore por sabedoria nas decisões, pois recebemos semanalmente vários pedidos de ajuda e nossos recursos são limitados.

Caso você ou sua igreja queiram se envolver no acolhimento de refugiados intermediado por nossa organização, clique aqui.[/vc_column_text][vc_separator][/vc_column][/vc_row]

Este post tem 9 comentários

  1. Liana maria

    Também rezo por eles e peço a todos os cristãos para orar entregar na santa missa para que o senhor venha em auxílio. Colocando pessoas e abrindo os corações das autoridades para acolher melhor a cada jesus que sofre em cada refugiado.Deus os abençoe.

  2. Maria Luiza Ferrraz

    Oro por esse povo diariamente, por tudo o q é pais perseguido, faço missões orando é como posso e as vzs d outras maneiras também. Queria receber noticias da MAIS. Cristo tá perto d voltar, a palavra tá se cumprindo.

  3. Carla

    Tenho orado pelos refugiados, moramos no Nordeste.

    Queremos saber do Senhor qual a parte que ele espera de nós em tudo isso.

    Por favor continue nos enviando notícias.

  4. Lilian

    Gostaria de receber notícias da Mais.

  5. Paulo

    Queria receber notícia da MAIS .
    Paz seja com todos os irmãos.
    Intercedendo por missões!

  6. Daniel Silviano José Junior

    Paz amigos,

    Assim como o Cristiano, também gostaria de receber notícias da MAIS. Por favor adicione meu email a vossa lista de emails semanal.

    Orando Sempre por Missões nesses últimos dias da Igreja na terra.

  7. Cristiano

    Gostaria de receber notícias sobre tudo que acontece na mas e com o projeto

    1. Equipe MAIS

      Olá Cristiano,
      nós o adicionamos à nossa lista de emails semanal. Que Deus te abençoe

      1. HÉLIO

        Olá , também gostaria de receber noícias semanais sobre a MAIS

Deixe um comentário