O Brasil é considerado hoje uns dos países que mais envia missionários e entendemos que o envio deve, antes de qualquer coisa, ser baseado na palavra de Deus. A benção da igreja é importante, mas o envio também consiste em preparo, cuidado e relacionamento. Fatores estes que refletem no trabalho feito, podendo prolongar o tempo de vida útil do missionário no campo, evitando frustrações e desistências ao longo da trajetória missionária.
Ser acompanhado, viver em comunidade e conhecer um pouco do contexto no qual será inserido é tão importante quanto outras questões de nosso caráter que precisam ser moldados no dia a dia.
“Às vezes, a pessoa tem muita desenvoltura na prática, mas teologicamente falando, ainda é leiga, por isso são importantes parcerias que orientem os missionários em relação ao preparo”, explica o pastor Luiz Renato Maia, diretor nacional da MAIS.
Fazendo um paralelo, Maia compartilhou um trecho de uma de suas pregações que retrata a importância de estar preparado. “Quando Deus chamou Davi para combater Golias, Davi já havia sido forjado no campo com pastoreio, lidando com ursos e leões, sempre com cuidado, a partir da missão a qual lhe foi confiada. Antes de ser rei, foi pastor de ovelhas, fazendo com zelo o que foi chamado, sem perder o foco. Temos que lembrar que existe um preparo, que precisa ser bem feito para marcarmos a história e não sermos apenas uma estatística boa ou ruim”.
Assim como Davi, cada um de nós é forjado todos os dias. Deus tem trabalho em nossos corações, nos preparado para sermos resposta. “O crente, quando é chamado, tem uma sede de querer resolver o problema, e pensamos que vamos resolver os problemas do mundo. Temos essa sede, e ela não é pecaminosa, é bem intencionada, mas precisamos ter discernimento para ela não sobrepor o tempo de Deus, senão o missionário vai sem preparo, sem cuidado, sem contextualização”, explica Maia.
Ore conosco para que todos entendam a importância do preparo e, o quanto isso é importante para a vivência do missionário no campo.
*Foto: Warren Wong
Excelente texto! Obrigada por compartilharem, tempo oportuno para mim.
Só uma dúvida, qual é o dado que fundamenta questão do Brasil ser um dos países que mais envia missionários? Já pesquisei esse tipo de coisa mas nunca encontrei nada confiável. Se puderem compartilhar… Obrigada!