[vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]Terra quente. Água? Só de poço. Rastros de lixo soltos a esmo nas ruas, alguns porcos e cavalos ocupando o espaço público à procura de comida e um mal cheiro instalado a cada passo que damos em Jardim Gramacho – bairro pobre localizado em Duque de Caxias/RJ. Jardim Gramacho comporta um dos maiores aterros sanitários do Brasil que atualmente encontra-se terminantemente fechado. Após o fechamento, muitos dos catadores que viviam do lixo no aterro se viram sem a sua fonte de renda e sem perspectiva de vida. Logo, muitos deles se entregaram às drogas e a bebida. Fora isso, a miséria sistêmica que acampa este lugar fez com que a fome, a gravidez precoce e o aliciamento de menores para o tráfico se tornassem marcas próprias de um lugar abandonado pelas autoridades políticas.

A MAIS que decidiu enviar 11 dos seus alunos internos – sendo 4 deles alunos internacionais – para um prático de duração de um mês em Jardim Gramacho. Tal envio foi possibilitado por meio da parceria da MAIS e do Projeto Ide Missões liderado pelo pastor Anderson. O intuito era oferecer aos alunos uma experiência real de trabalho voluntariado, visando conhecer de perto o funcionamento de uma ONG cristã.[/vc_column_text][vc_gallery type=”image_grid” images=”1234,1235,1236,1237,1238,1239,1240,1241″][vc_column_text]Ainda no desenho do cenário de Jardim Gramacho vislumbramos uma paradoxal trilha sonora que ressoa nesse lugar. Os sons que ouvimos são de risos. Crianças – dezenas delas – após as aulas de manhã, vão ao encontro do Projeto Casa Semente um dos trabalhos realizados Projeto Ide Missões na comunidade. Os sinais do Reino se tornam evidentes. No Projeto Casa Semente as crianças da comunidade almoçam, fazem atividades recreativas, recebem aulas de reforço escolar, brincam, tomam banho e finalizam o dia com mais um lanche – o que para muitas será a última refeição do dia. Sim, o Reino de Deus chegou nesse lugar. A manifestação concreta do amor de Deus tem sido dada por meio do cuidado às crianças desse abandonado bairro em Duque de Caxias.

Cuidados simples como o banho e a comida e toda a simbologia atrelada a esses gestos fazem com que a dignidade das crianças de Jardim Gramacho seja restaurada. A responsabilidade e a preocupação dos cristãos de sinalizar o amor de Deus em meio aos rincões de miséria mostram aos despossuídos que ainda há esperança. Ainda há um Deus justo que se preocupa com a injustiça sofrida por aqueles que são Sua imagem e semelhança.[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]As inscrições para a próxima turma do CTMAIS estão abertas. Clique aqui para saber mais informações e venha participar conosco de 04 meses de imersão e busca pelo Reino de Deus. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Este post tem 4 comentários

  1. Thiago Souza

    Legal a matéria, só queria retificar que o nome do projeto em Jd. Gramacho é CASA SEMENTE. Abraços

    1. Equipe MAIS

      Olá Thiago, obrigado. Já corrigimos no texto. Que Deus te abençoe.

  2. leticia

    ola gostaria de receber noticias do mundo pelo meu imail estou aguardando

  3. Sergio Coutinho

    gostaria de receber emails referente as atividades da sua instituição.

Deixe um comentário