• Categoria do post:Refugiados

Sammy como passou a ser chamado após sua conversão, é iemita por nacionalidade. De família muçulmana, com fortes raízes no Islã e devido à riqueza e renome de sua família, Sammy sempre teve sua vida moldada por valores invertidos. Desde muito jovem era orgulhoso e com um coração extremamente duro.

O primeiro contato que ele teve com a Palavra de Deus foi durante a faculdade, quando dividia o quarto com o jovem Paul, que despertou nele a curiosidade em saber porque Paul era uma pessoa tão amorosa e gostava de incentivar pessoas. De forma surpreendente Paul disse a Sammy que sua personalidade não tinha a ver com sua família e sim com o amor de Jesus Cristo. Sammy ficou espantado com a resposta de seu colega, mas aquela semente viria a frutificar anos depois.

Após voltar da universidade e alcançar sucesso profissional, Sammy passou a ser incomodado pelo Espírito Santo e foi a partir de então que começou sua dedicação em pesquisar sobre a verdade dita lá atrás, por seu colega Paul, e uma longa procura por acesso a uma Bíblia. Ao mergulhar na Palavra de Deus, começou a enxergar a vida com novos olhos e, aos poucos, foi deixando para trás toda a tradição do Islã.

Durante anos Sammy escondeu sua Bíblia dentro de seu carro, que era de uso exclusivo seu, mas por um único descuido sua família  descobriu a existência de sua Bíblia. Imediatamente Sammy foi acusado e perseguido, tendo que deixar todas as riquezas construídas e também sua família.

Perseguido em seu país de origem, Sammy começou a buscar por outros lugares onde pudesse recomeçar sua vida. Hoje, ele nos conta que tem sido transformado diariamente pelo Espírito Santo. Seu orgulho foi substituído pela humildade, amor a Deus e aos outros.

 

 Agora vejo todas as pessoas criadas à imagem de Deus. Meu coração, que era duro e implacável, é agora suave e gentil por Sua graça e misericórdia.

 

Embora tenha deixado tudo no Iêmen e seguido ao Senhor, nestes nove anos ele conta que não houve um dia em que não tivesse o que comer, beber, vestir ou onde dormir.

 

Eu tenho uma família maior que é mais amorosa e carinhosa. Com todos vocês aqui, junto comigo, está o corpo de Cristo e minha família. Deus é sempre fiel.

 

Embora tenha deixado seu país com quase nenhuma posse material, humanamente falando, o Senhor abriu uma porta para que Sammy pudesse estudar Teologia na Escola de Teologia de Alexandria, no Cairo, Egito. Depois de três anos, antes de concluir seu programa de bacharelado, Sammy teve que sair do Egito por razões de segurança e foi ajudado por seus amigos e pela Anglican Aid Australia a mudar para Uganda e continuar seus estudos na Universidade Cristã de Uganda. Em 30 de outubro de 2015, Sammy concluiu seu Bacharelado em Divindade. Pela graça e provisão de Deus, a Anglican Aid o encorajou a continuar os estudos e assim Sammy pôde fazer um Mestrado em Teologia na mesma universidade.

Em 2016, após seu pedido de imigração para a Austrália parecer sem esperança e seu passaporte iemenita expirar em breve, o Senhor abriu uma porta para o Brasil. Por meio do Programa de Acolhimento a Refugiados da MAIS, Sammy conseguiu chegar ao Brasil, fruto de orações da Igreja brasileira que se mobilizou com sua história.

 

Foi um milagre, pois eu não tinha o período de validade de seis meses no meu passaporte, que é o primeiro requisito para obter o visto brasileiro. Na chegada, a MAIS me recebeu e conseguiu todos os documentos necessários que eu precisava. Por Sua graça e misericórdia, fui chamado a servir na MAIS como missionário voluntário, podendo então servir a outras pessoas.

 

Atualmente Sammy serve como missionário voluntário na MAIS, junto ao programa de acolhimento aos refugiados. Histórias como a de Sammy se repetem a todo instante.

Existem milhares de pessoas que, assim como ele, são perseguidas em função da fé, pela própria família. Neste dia em que se comemora o Dia Mundial do Refugiado o nosso convite é para que você possa se unir a nós em oração por todos os nossos irmãos perseguidos por amor a Cristo.

 

Ouse ser a resposta.

 

 

 

 

 

 

Este post tem 3 comentários

  1. Luma

    Deus sendo glorificado nessa vida. Que Deus abençoe o irmão Sammy, bem como nossos irmãos refugiados espalhados pelo mundo.

    1. Yasmin

      Que assim seja, Luma! Deus abençoe (:

  2. Sheilla Reis

    Que testemunho! E que testemunho de Paul, que na sua maneira cristã de viver lançou uma semente no coração de Sammy. Quantas sementes lançamos e nem percebemos!

Deixe um comentário