Nigéria | Cristãos enfrentam novos sequestros e ataques violentos em diferentes regiões do país

A Nigéria vive um dos períodos mais críticos de violência religiosa das últimas décadas. Os acontecimentos das últimas semanas revelam um agravamento profundo da situação enfrentada pelas comunidades cristãs em diferentes estados do país.

No estado de Kogi, homens armados invadiram uma igreja na comunidade de Ejiba durante um culto e sequestraram o pastor, sua esposa e vários fiéis que estavam reunidos em oração. A ação repentina deixou a comunidade em choque, ampliando o clima de medo que já marca o cotidiano dos cristãos na região.

Poucos dias depois, um ataque ainda mais devastador abalou o país. Na madrugada de 21 de novembro de 2025, homens fortemente armados invadiram o dormitório da St. Mary’s Catholic School, na vila de Papiri, estado de Niger, e sequestraram 303 estudantes e 12 professores. Crianças e adolescentes foram levados enquanto dormiam, num dos maiores sequestros em massa dos últimos anos. Cerca de 50 estudantes conseguiram escapar no dia seguinte, mas mais de 250 continuam desaparecidos ou em cativeiro, mergulhando familiares em angústia e incerteza.

Na mesma semana, uma igreja no estado de Kwara também foi atacada. Homens armados invadiram o templo durante uma reunião, abriram fogo contra os presentes, tiraram vidas e sequestraram vários membros da congregação, incluindo o pastor responsável. Cristãos desarmados, reunidos apenas para exercer sua fé, tornaram-se novamente alvo de extrema violência.

Esses acontecimentos recentes somam-se a um histórico de perseguição constante. Entre 2015 e 2025, ao menos 145 padres foram sequestrados na Nigéria; onze foram mortos e outros permanecem desaparecidos. Além dos líderes religiosos, igrejas e escolas se transformaram em pontos vulneráveis, deixando comunidades inteiras em luto e obrigando muitas famílias a buscar segurança longe de suas casas.

Mesmo assim, a esperança não foi apagada. Há relatos de coragem e fé entre pais que aguardam notícias de seus filhos, comunidades que permanecem unidas em oração e líderes que continuam servindo apesar do risco.

Como MISSÃO MAIS, olhamos para essa realidade com profundo pesar e com o compromisso de não sermos indiferentes. Permanecemos em solidariedade a cada família que sofre, a cada cristão que enfrenta perseguição e a cada comunidade que persevera em meio à escuridão.

Convidamos você a se unir em oração pela Nigéria

Ore pelos que estão em cativeiro, pelas famílias enlutadas, pelos pastores e líderes que permanecem firmes e por paz sobre um país que clama por justiça e segurança. Que a luz de Cristo brilhe onde a escuridão parece mais densa e renove a esperança dos que sofrem.

Deixe sua oração:

Este post tem 2 ORAÇÕES

  1. amanda

    Senhor Deus, Tu que és soberano em poder, força e autoridade, nos unimos em oração para pedir pelos cristãos na Nigéria. Envie socorro aos cativos e prisioneiros, Tu és socorro bem presente na angústia. Peço que não se retire deles. Peço que o Teu Espírito Santo seja o consolo e conforto daqueles que aguardam notícias de seus familiares. Tu és o bom pastor, nao permita que eles se encontrem em falta de paz, de fé e do seu amor. Senhor, cuide das necessidades dos Teus filhos, dê-lhes o pão diário para o corpo, alma e espírito. Que arrependimento e salvação encontre àqueles que se permitem serem usados pelo inimigo das nossas almas. Cremos e aguardamos pela Tua justiça, Senhor. Tu és fiel! Pedimos em nome do Senhor Jesus Cristo, nosso único Salvador. Amém!

  2. Susy

    Pai, em nome de Jesus, eu te peço pela Nigéria. Um povo sofrido e cristãos sendo perseguidos . Abençoa -os e livra de todo mal . Amém

Deixe sua Oração aqui.