A situação atual de Burkina é bem delicada. A mídia internacional noticiou a libertação de 66 prisioneiras e falou também sobre os 28 corpos encontrados em Nouna. No entanto, esses não são incidentes isolados. Algumas autoridades do país afirmam que Janeiro de 2023 foi a data mais mortal de Burkina, levando em consideração os ataques dos últimos anos. Em Solhan por exemplo, em junho de 2021, cerca de 190 pessoas morreram em um único ataque – daí podemos ter uma dimensão dos acontecimentos de Janeiro.

No contexto de Burkina Faso existe um fenômeno conhecido como “deslocamento interno”, pessoas migram para áreas consideradas mais seguras, fugindo do perigo da perseguição. No final de 2022 o número de deslocados internos aumentou de 1,5 milhões (em Julho) para 1,88 milhões, entre eles mais de 75 mil Cristãos evangélicos. Neste mês, os últimos 400 soldados franceses deixarão o país juntamente com o embaixador francês Luc Hallade e serão substituídos pelo grupo Wagner para ajudar no combate aos grupos extremistas. As previsões não são favoráveis.

Os ataques jihadistas se multiplicaram, ocorrendo simultaneamente em diferentes áreas. Eles estão vasculhando aldeias e pequenas cidades, tentando encontrar pessoas que não concordam com com a lei que querem impor – a lei Sharia. Nos recentes ataques, eles procuraram por famílias de pessoas que ajudam o governo e como essas comunidades se recusaram a entregar essas famílias, eles começaram a matança. Nesse contexto, muitos se deslocaram, fugindo de tais ataques. Cidades inteiras são tomadas pelos grupos jihadistas, pessoas não podem entrar nem sair, muitos Cristãos se encontram presos nesses lugares dominados pelos extremistas e nossos parceiros locais não tiveram a chance de oferece-los qualquer ajuda.

Os extremistas continuam seus ataques pelas cidades e subúrbios, destruindo escolas, casas e mercados locais; afugentando e matando pessoas. Cristãos conseguem se reunir para oração e estudo da Bíblia apenas nos grandes centros. Nas estradas também ocorrem ataques, no último os jihadistas pararam dois ônibus públicos, matando todos os homens e liberando as mulheres.

O governo militar está tentando fazer alguma coisa, mas não consegue, já que cerca de 75% do território está fora de seu controle. Teme-se o avanço na tomada de poder e a concretização do plano islâmico dos jihadistas.

Pedidos de oração:

– Ore pelos Cristãos cercados por jihadistas. Que Deus lhes dê força e ousadia para confiar em Deus e não negá-Lo mesmo na pior provação;

– Ore pelos Cristãos deslocados internamente que permanecem em cidades que ainda são relativamente seguras. Nós os alcançamos, como Deus nos permite, com alimentos e suprimentos de higiene;

– Ore por aqueles que perderam seus entes queridos;

– Ore pelos Cristão que decidiram entrar para o exército para ajudar o país;

– Ore pela sabedoria de Deus para continuar o ministério aos Cristãos de Burkina Faso.

#burkinafaso #oreporburkina #pelaigrejasofredora #naosaoelessomosnos

Deixe um comentário