O Níger passa por momentos de instabilidade após o golpe militar. No dia 26 de julho, na capital do Níger em Niamei, tropas armadas sob o comando do general Maj Amadou Abdramane, invadiram a sede do governo.
O general Maj Amadou Abdramane, veio a público em rede nacional, se autodeclarar o novo Líder sobre o país, as justificativas dadas para o golpe militar foi ” às más condições de segurança e a má gestão econômica que o país enfrenta.” O então presidente mohammad que liderava o país, foi preso pelos militares em sua casa e a constituição do Níger foi dissolvida, as instituições governamentais foram suspensas, as fronteiras foram fechadas e a população precisa obedecer ao toque de recolher.
Desde 1960, o Níger é um país independente, já sofreu diversas tentativas de golpes. Sendo até então o único país do continente africano considerado democrático, agora com o novo regime o país caminha para uma ditadura.
A grande preocupação com a instabilidade do país a nível local, global e geopolítico. Países ocidentais também temem o aumento da violência de grupos extremistas.
O país se encontra dividido entre aqueles que são a favor do golpe e aqueles que não estão de acordo. Ataques, protestos e inseguranças têm sido a realidade atual da nação.
A IGREJA SOFREDORA NO NÍGER
O Níger é um país de origem muçulmana, onde se considera que quem nasce no Níger já é oficialmente muçulmano, sendo visto como um grande problema abandonar o islã, podendo sofrer violências, ataques por meio de grupos extremistas, e rejeição de familiares e comunidade local.
Nos últimos anos, os ataques contra as igrejas e a pressão a cristãos tem se intensificado por meio de grupos extremistas. Cristãos têm encontrado grandes dificuldades em exercer sua fé livremente.
O APOIA DA MAIS A IGREJA SOFREDORA NO NÍGER
A MAIS tem desenvolvido na capital do Níger, projetos de microcrédito a cristãos perseguidos, junto à igreja do Níger. O projeto visa fortalecer e promover o empreendimento de pequenos negócios para a sua própria fonte de renda familiar. Onde muitos deles por se converterem ao cristianismo encontram dificuldades de encontrar emprego.
Devido à instabilidade atual do país, os irmãos dos projetos que a MAIS atendem se encontram preocupados com a situação da nação e pedem que a Igreja Brasileira ore por eles.
COMO VOCÊ PODE ORAR PELO NÍGER:
- Ore pelas famílias que a MAIS atende com o projeto de microcrédito;
- Ore pela segurança e proteção da população de ataques de grupos terroristas;
- Ore por fortalecimento e esperança em meio a toda instabilidade política.
- Ore para que Deus venha suprir todas as necessidades físicas, emocionais e espirituais.