• Categoria do post:Refugiados

É comum encontrar histórias tristes e comoventes em campos de refugiados, onde tantas pessoas vivem a mercê da pobreza e do sofrimento. Mas, no meio de tudo isso, ainda vemos exemplos de cristãos que não desistem em meio a dificuldade e Joseph é um desses exemplos.

Joseph é um jovem de 19 anos e não vive em Uganda por opção. Ainda com 15 anos, devido ao seu talento diferenciado foi chamado para integrar a equipe de futebol profissional de seu país, tendo a oportunidade de escrever uma carreira de sucesso no futebol. Neste tempo participou do primeiro jogo das eliminatórias para a Copa da África, o segundo jogo em outro país africano, e quando voltou para sua casa mais uma guerra havia começado.

De frente com tal realidade, presenciou as coisas terríveis que a guerra faz. Perdeu irmãos assassinados em conflitos, mas conseguiu fugir para salvar sua própria vida. E, nos últimos três anos vividos no campo de refugiados ele lamenta a perda de sua habilidade e elasticidade, ambas necessárias para desempenhar um bom futebol, devido à necessidade de trabalhar na lavoura para sobreviver.

Devido aos conflitos Joseph não tem esperança de voltar em breve para seu país e de novamente ser um jogador profissional, mas, mantém a esperança de que pode construir para si mesmo e para crianças um futuro diferente e para isso iniciou um ministério de esportes e liderança de jovens e adolescentes junto a Igreja local.

É “trazendo à memória aquilo que pode dar esperança” (Lm 3:21) que jovens como Joseph tentam reconstruir suas vidas. As situações vividas à sua volta não querem permitir que ele tenha esperança, mas o Deus a quem ele serve renova suas forças a cada dia, e o capacita a prosseguir.

Que essa história sirva de encorajamento para sua vida e que nós possamos como igreja abençoar a vida desses nossos irmãos e que eles sejam benção para toda a comunidade.

 

Deixe um comentário