Entre os mais de 53 mil refugiados que vivem no campo de Rwamwanja, conhecemos o pastor Stephen, casado e pai de cinco filhos que passou a vida fugindo da instabilidade política e violência em seu país, a República Democrática do Congo. Em 2008, depois de sofrer várias tentativas de assassinato por ter registrado um crime durante seu trabalho como repórter fotográfico, Stephen chegou à cidade de Goma, próxima da fronteira com Uganda e Rwanda, levando sua família. (Leia aqui a primeira parte de seu testemunho)

Em Goma ele conheceu o pastor Safari – que já teve sua história contada aqui – e se juntou ao ministério dele na cidade. Finalmente parecia que eles poderiam ter uma vida tranquila e um ministério frutífero. Contudo, um novo conflito estourou em 2012 e sua casa foi bombardeada, mas, felizmente, todos escaparam com vida e iniciaram uma nova fuga, dessa vez para a vizinha Uganda.

Ao chegar a um campo de refugiados provisório ao final de 2012, Stephen entendeu que Deus o chamava para um novo ministério e, rapidamente, começou a ministrar para um grupo de pessoas. Cinco novos convertidos foram batizados e, então, ele foi deslocado com sua família para campo de Rwamwanja. Desde fevereiro de 2013 ele não parou. O desejo de ajudar as pessoas a terem esperança era maior que as dificuldades daquele ambiente, onde cada família recebia um pedaço de terra extremamente infértil para produzir e tirar seu sustento.

Deixe um comentário