A adolescência é uma fase de grandes mudanças e transformações que, para muitos, vem acompanhada de dúvidas e dilemas. Acrescente a esse quadro o fato de viver em uma cultura totalmente diferente daquela em que se nasceu. Esse é o mais novo desafio abraçado por nossos missionários na Ásia Central, que recentemente iniciaram um grupo pequeno de discipulado com jovens de 14 a 18 anos.

São 15 meninos e seis meninas, todos filhos de estrangeiros, em sua maioria missionários que já estão fora de seus países de origem há alguns anos. “Muitos desses jovens não entendem por que estão lá, não sabem o que os pais fazem, tampouco se importam com a cultura local e, muitas vezes, as agências enviadoras não se atentam para isso”, compartilhou nosso missionário, que também é psicólogo. Um resultado possível para quando isso acontece, segundo ele, costuma ser observado quando os filhos retornam aos seus países para cursarem uma universidade e, então, apresentam crises emocionais e comportamentos destrutivos.

Por lidarem com um casal que não está diretamente relacionado a seus pais e família – o que é raro em seu contexto –, os adolescentes encontram maior liberdade para se abrir. Uma das meninas desabafou com nossa missionária que não saber lidar com o chamado dos pais e que, muitas vezes, não sente que sequer é cristã. Outras temas recorrentes são vocação, medo do retorno pra casa e sexualidade. A experiência do casal junto a grupos de jovens no Brasil, ainda na igreja local, têm sido muito útil para o início deste trabalho de cuidado missionário.

Ore conosco por nossos missionários, por sabedoria do alto, graça e discernimento nessa nova ação. Além disso, ore também por cada um desses meninos e meninas, para que experimentem um relacionamento íntimo com Jesus Cristo. Para investir nesse e em muitos outros desafios que temos na Ásia Central e ao redor do mundo, torne-se parceiro da MAIS.

Este post tem um comentário

  1. Amém!!! Gloria a Deus por esse trabalho estão todos de parabéns!
    Eu estarei em minhas orações orando pelos os missionários e os que estão ajuda . Somos todos N de nazarenos somos um só corpo. Em oração!!!

Deixe um comentário