Os dois países da Ásia Central que desfrutam de uma relativa liberdade religiosa em comparação com seus vizinhos, Cazaquistão e Quirguistão, tiveram as últimas semanas marcadas por episódios preocupantes de grave violação de direitos individuais. No Cazaquistão, Yklas Kabduakasov teve sua casa revistada, livros confiscados, sendo preso no dia seguinte. Já no Quirguistão, uma reunião de um grupo religioso foi interrompida por policiais, com registro de detenções e violência.

O ocorrido se passou na cidade de Astana, no Cazaquistão, e foi protagonizado pela polícia secreta do país, que alegou que Kabduakasov “estava se espalhando ‘discórdia religiosa’ quando discutia sua fé e oferecia livros cristãos aos outros”, de acordo com informações do site Forum 18. É possível que ele tenha que cumprir pena de cinco a 10 anos de prisão.

Na cidade de Osh, no sul do Quirguistão, 10 policiais, sendo que apenas dois estavam uniformizados, invadiram uma reunião de um grupo religioso sob a alegação de que era “ilegal”. Um dos presentes tentou registrar a ação por meio do celular e foi agredido. Outros três crentes foram agredidos na delegacia, chegando a desmaiar. Há informações de que no início de agosto, uma mãe nessa mesma cidade tenha sido coagida a negar sua fé para obter a autorização de um iman (líder religioso islâmico) para enterrar sua filha de 25 anos em um cemitério afastado.

Ore conosco para que possamos ser um instrumento que fortaleça a igreja que sofre nesta região. Ore pelo Cazaquistão e pelo Quirguistão, para que os cristãos nestes países possam gozar de liberdade em todas as esferas de sua vida, abençoando, também, seus irmãos que vivem realidades diferentes no Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão.

Com informações do Forum 18.

 

Este post tem 3 comentários

  1. joao pedro

    vcs esta sendo provado na suas fe. sua salvaçao esta garantida ser permanece na fe. no brasil temos muita liberdade temos uma salvaçao duvidosa

  2. itatiara santos oliveira

    vamos orar jesus está voltando

Deixe um comentário