Em recente viagem realizada a um seminário cristão na Ásia Central, nossos missionários tiveram a oportunidade de conhecer um antigo parceiro da MAIS na região. O pastor Z. é o co-responsável por todas as igrejas no Turcomenistão e um dos cinco pastores em atividade no país, que é o mais fechado em toda a região. Dos mais de cinco milhões de habitantes, menos de 2% são cristãos.

Além de ser um país de maioria muçulmana, o Turcomenistão também conserva vários aspectos da ideologia comunista, regime ao qual foi submetido por 70 anos, dentro da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Durante o encontro, ele contou à nossa equipe que há dois meses conseguiu fazer algo muito raro em seu contexto, que foi reunir toda a congregação. Igrejas com até 100 membros no país, em especial as que estão em regiões mais afastadas da capital, não conseguem congregar. Os encontros ocorrem em grupos de duas a três pessoas, e o pastor visita cada reunião destas.

Em um local escondido, contudo, eles estiveram todos juntos por algumas horas. “Foi tão precioso aquele momento, de plena comunhão! Durante o nosso tempo lá, busquei encorajar os irmãos, assim como ministrar na vida deles. Por mais que eles soubessem, às vezes é importante que alguém os lembre: ‘bem aventurados os que são perseguidos’”, compartilhou.

Ore conosco pela igreja sofredora turcomena, por estes cinco pastores e suas ovelhas. Ore também por nossa equipe na região, para que tenham sabedoria e segurança no desenvolvimento de seu trabalho de fortalecer estes nossos irmãos. Para investir nesta obra, torne-se um parceiro da MAIS.

 

Deixe um comentário