Na última quarta-feira (13), foi anunciada a deposição do presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza. A situação, contudo, ainda é indefinida neste país profundamente marcado por uma guerra civil, encerrada somente em 2005. Os ânimos se exaltaram há algumas semanas, diante do anúncio de uma terceira disputa nas eleições, marcadas para junho, por parte do presidente do país. Vários protestos e manifestações violentas tomaram conta do país, em especial da capital Bujumbura, culminando no anúncio de um golpe de estado na tarde de ontem.

Os dois lados, porém, afirmam estar no comando. Amigos e parceiros no Burundi, que são pastores e líderes da igreja sofredora naquele país, informam que há uma verdadeira guerra na capital pela disputa de poder. Ninguém pode se deslocar, o aeroporto está fechado e há grande tensão a respeito do que se pode ou não fazer. Também é difícil o acesso à comida e água, bem como a tratamentos de saúde.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) divulgou que mais de 50 mil pessoas já haviam saído do país com medo da escalada da violência ainda na primeira semana do mês. A igreja de Cristo no Burundi tem se mobilizado em favor da paz e conclama a todos os crentes a se unirem em oração em favor dessa sofrida nação.

Ore conosco. A igreja sofredora clama por ajuda e nós podemos ser a resposta.

Fontes: BBC e UNHCR

 

Este post tem 2 comentários

  1. Wesley

    Amados que lindo e esse projeto que Deus vos de forças e coragem pra continuarem levando a palavra da salvação estarei orando por vcs em nome de Jesus

  2. jeferson Santos

    Oremos

Deixe um comentário