Há poucos meses iniciamos nossa atuação na Europa, mais especificamente na Itália, que é uma das principais rotas de chegada dos refugiados que buscam um novo começo no velho continente. A estimativa é de que, até este momento, mais de 500 mil imigrantes tenham alcançado a Europa por mar – número que continua a aumentar. Na última semana, Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, garantiu “não ter ilusões” sobre a duração da crise migratória que atinge a União Europeia.

“A crise de refugiados vai durar vários anos. Eu não tenho a ilusão de que o que vivemos neste momento pertencerá rapidamente ao passado”, afirmou durante coletiva de imprensa em Passau, sul da Alemanha. Nossos missionários na Itália têm testemunhado a dura realidade pela qual passam não apenas os refugiados, mas também os nativos. Em algumas viagens à Sicília, região autônoma da Itália, presenciaram cenas que refletem o despreparo e a falta de estrutura para acolher aqueles que chegam à maior ilha do Mar Mediterrâneo, com o objetivo de seguir para outros países europeus.

Temos realizado levantamentos no local e buscado parcerias para implantar, ainda no primeiro semestre de 2016, uma base definitiva no local, que possa receber parte deste contingente e oferecer orientações quanto aos próximos passos. Desde já, contudo, temos trabalhado uma aproximação com a igreja italiana, a fim de que esta reconheça seu papel e responsabilidade enquanto igreja de Cristo no acolhimento ao estrangeiro. Ore conosco por portas abertas no processo de oficialização desta grande tarefa e por recursos para sua viabilização. Para abraçar este desafio conosco, torne-se um parceiro da MAIS.

Com informações de Yahoo! Notícias e BBC.

Deixe um comentário