Depois de três anos sob ocupação do Estado Islâmico (EI), a cidade de Mosul, que chegou a ser a segunda maior do Iraque, foi reconquistada pelo exército iraquiano e, pouco a pouco, começa a deslumbrar a esperança de um recomeço. Os habitantes dos pequenos vilarejos ao redor da cidade, na planície de Nínive, que haviam fugido durante a ocupação dos terroristas, agora começam a voltar para suas casas.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, nossos missionários no Oriente Médio passaram por três destes vilarejos na zona de guerra (Bartella, Karalames e Qaraqosh) para visitar as famílias, distribuir cestas básicas e avaliar a possibilidade de projetos para a região. Confira seu testemunho:

“Tivemos a oportunidade de visitar 40 famílias de refugiados que acabaram de retornar para suas casas, em sua maioria, em péssimo estado e completamente saqueadas. Algumas famílias estão vivendo de forma improvisada, sem água ou energia. Muitas casas, comércios, escolas e até postos de saúde foram bombardeados pela coalizão durante a guerra contra o EI.

Encorajamos e visitamos as igrejas dos vilarejos, estivemos com o comandante da milícia cristã que atua em cinco dos vilarejos ao redor de Mosul e com o padre responsável por Bartella e as quatro igrejas que existem ali. Fizemos o primeiro culto evangélico de Bartella, na casa de alguns irmãos refugiados que nos abençoaram com o espaço. Contamos com a presença de 160 pessoas – 50 crianças e 110 adultos. A casa estava sem luz, sem água e cheia de destroços, mas nós nos reunimos, oramos por todos os enfermos e tivemos um tempo de louvor e pregação. Foi espetacular!

‘Jesus está conosco’: esta foi a frase que muitos cristãos iraquianos picharam na parede de suas casas pilhadas e destruídas ao chegarem no vilarejo. E foi exatamente isso que sentimos ao andar em cada rua de Bartella, mas principalmente enquanto víamos o sonho de nosso ministério se tornar realidade. O que aconteceu foi incrível.

Desde a primeira semana que chegamos no Oriente Médio, temos apoiado os refugiados iraquianos cristãos. Aprendemos a amar o Iraque e seu povo tão especial. Choramos e nos alegramos com tantas famílias, que já perdemos a conta de quantas novas amizades fizemos nos últimos três anos. Intercedemos, dia a dia, aguardando com ansiedade ver o final da guerra sangrenta contra o EI, especialmente pela libertação dos vilarejos cristãos ao redor de Mosul. Deus ouviu os clamores de sua Igreja ao redor do mundo. O Senhor seja louvado por isso!”

Ore conosco pela igreja iraquiana e pelo recomeço das famílias que retornam a suas casas. Que mais pessoas se levantem em favor desses irmãos que sofrem por contextos e situações que fogem de seu controle. São milhares de cristãos sírios e iraquianos que buscam a região para fugir das tensões e conflitos. Continue a interceder por nossos missionários no Oriente Médio, assim como pelos projetos que Deus tem colocado em seus corações.

#35coptas

No próximo sábado, dia 1º de setembro, nossos missionários darão início ao projeto #35coptas, que visa socorrer as famílias de cristãos egípcios que foram assassinados recentemente num ônibus a caminho de um retiro espiritual. Nossos missionários irão ao Egito, com uma equipe que visitará órfãos, viúvas e parentes destes heróis da fé que deram suas vidas por amor a Jesus. Interceda também pelo projeto e peça que Deus guarde nosso missionários em segurança.

Clique aqui para se tornar nosso parceiro. Envolva-se com a causa da Igreja Sofredora!

Este post tem 7 comentários

  1. Elizabete

    Temos muito que orar pelos nossos irmãos ! Amém

  2. Kellen Mayer

    Muito lindo..Deus abençoe vocês em tudo!

  3. Dulcinea Belo

    Fico extremamente comovida com esse relato. É uma pequena mostra do quanto podemos fazer por nossos irmãos que sofrem e morrem por Amor a Jesus. Vamos sustentar nossos Missionários, que não medem esforços para ir onde não podemos ir, através das nossas orações, ofertas, e vidas.

  4. Carmen Moreira

    Aleluia!!! Glórias ao Senhor por este trabalho!

  5. Miguel Carlos Zenetos

    Como e emocionante o poder e o amor de Deus para com os que não conheceram a Jesus e seu amor. , por onde passa a sua palavra não. Volta vazia. Transforma ndo homens e mulheres. A mais de dois mil anos. Glória a Deus.

  6. Bruna

    Como faço para contribuir com esses irmãos que estão no campo trabalhando com os refugiados? Meu e-mail é [email protected] . Aguardo respostas.

Deixe um comentário