• Categoria do post:Refugiados

Conflitos que se prolongam, outros que ameaçam eclodir. A instabilidade política e intolerância observada em diferentes lugares do mundo é a principal razão para o aumento constante do número de refugiados registrados a cada ano pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Criada há 64 anos, a organização aponta a necessidade urgente de mudanças no sistema de ajuda humanitária praticado no mundo de forma a conseguir assistir à demanda crescente.

Ao longo da semana temos compartilhado diversos pontos compartilhados pelo Alto Comissário da Agência, Antonio Guterres, em longo artigo escrito em função da reunião anual do Fórum Econômico Mundial. Ele enfatiza a necessidade de que um novo modelo de assistência humanitária seja desenvolvido a partir de um intenso envolvimento do setor privado, não apenas com relação ao investimento financeiro, mas também em termos de experiência compartilhada. A solução passa pela criação de empregos nos países anfitriões que beneficiem toda a população, mas, para isso, também é preciso oferecer treinamento, logística e tecnologia.

A MAIS atua junto à igreja sofredora através de projetos de desenvolvimento comunitário. Estamos há quase seis meses na Jordânia e, entre outras ações já mencionadas recentemente, fornecemos, neste mês, o primeiro microcrédito a uma família de refugiados, que, auxiliada por nossa equipe, está montando um pequeno restaurante.  

Você pode ser nosso parceiro neste desafio, ouse ser resposta.

Fonte: Fórum Econômico Mundial

Deixe um comentário