Após sete meses sem aula, crianças e adolescentes voltam às aulas na Libéria, um dos três países mais afetados pela epidemia de Ébola. Resultado de um esforço conjunto entre UNICEF e governo federal, a reabertura das escolas foi acompanhada de algumas medidas de segurança, tomadas para minimizar o risco de transmissão do vírus. Logo na chegada, os estudantes têm sua temperatura verificada e lavam as mãos antes de entrar na sala de aula.

O esforço para garantir o acesso dos estudantes à educação sem comprometer o trabalho de contenção da doença inclui o treinamento de professores para implementação e monitoramento das medidas aplicadas, bem como a distribuição de sabonetes e produtos para higiene. Junto à comunidade também foram realizadas campanhas de mobilização em massa para prevenção da doença em todo o país.

 A epidemia tirou cerca de cinco milhões de estudantes das escolas de Guiné, Libéria e Serra Leoa. As aulas foram retomadas em Guiné no dia 19 de janeiro e o governo de Serra Leoa planeja fazê-la até o final de março. Oremos pelo retorno à normalidade para essas crianças e para que as famílias atingidas por essa catástrofe possam reconstruir suas vidas.

Fonte: UNICEF

Deixe um comentário