Ainda são recentes as marcas do sofrimento deixada pelo Estado Islâmico na vida dos cristãos. Milhares deles tiveram suas casas marcadas com o “noun”, letra “n” em árabe, que os identificava como nazarenos, isto é, seguidores de Cristo de Nazaré. Eles foram forçados a se deslocar por causa da perseguição religiosa, sob a seguinte ameaça: “Converta-se, fuja ou morra”.
Neste contexto, muitos iraquianos fugiram para a Jordânia e a Mais Oriente Médio surgiu com o objetivo de auxiliá-los. Antes da invasão do Estado Islâmico, muitos cristãos já sofriam perseguição no Iraque, como a protagonista de nossa história: Mariam. Ela foi vítima de um atentado terrorista em 2010, no Iraque.
Eram três ônibus de uma Universidade Cristã indo para um evento em Mossul. Um rapaz cristão visualizou um carro parado e desconfiou que algo ruim estava para acontecer. Fez sinal para os ônibus parar, mas era tarde demais. Esse mesmo jovem estava muito perto do veículo com as bombas e morreu.
Mariam estava no primeiro ônibus que foi diretamente atingido pela explosão, e ficou gravemente ferida. No ônibus detrás, estava o irmão de Mariam, que teve ferimentos nos olhos, e uma amiga que também ficou em estado grave.
Mariam casou-se logo após o acidente. Hoje, ela tem 29 anos de idade e uma filha linda com quatro anos de idade. Em 2017, visitou o projeto Gera MAIS da More Middle East, o qual apoia mulheres refugiadas na Jordânia. Neste mesmo tempo, entrou com o pedido de refúgio em outro País, pois teme o futuro no Iraque e busca melhores condições para sua família.
Esta heroína retornou ao Iraque e a equipe da More Middle East teve o privilégio de visitá-la, em Agosto de 2017. Mariam estava limpando os destroços da casa danificada pela presença do Estado Islâmico. A visita da equipe da MORE a fortaleceu neste processo de reconstrução. O sonho dela é: “Recomeçar e ter uma vida normal, como qualquer outra pessoa, em outro país”.
Mesmo em meio a muitos edifícios bombardeados pela coalizão, durante a guerra contra o Estado Islâmico, o time da More passou por três vilarejos do Iraque na zona de Guerra (Bartella, Karalames e Qaraqosh) para encorajar as famílias, distribuir cestas básicas e avaliar a possibilidade de projetos para a região.
Ore por Mariam! Ore pelo trabalho do time da MAIS no Iraque, para que possamos suportar muitas mulheres corajosas que estão retornando ao País neste tempo de reconstrução.
Obrigada por compartilhar a historia de coragem da Mariam, que Deus continue cuidade dela dando forcas e sustentando.
Oro pelos missionarioa da Mais e tambem por sua seguranca nesses paises em que os cristaos sofrem perseguicao.