• Categoria do post:News

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SUDÃO?

O Sudão está passando por um conflito que tem gerado preocupação, podendo se tornar uma guerra de grandes proporções. Ele é o terceiro maior país da África e atualmente enfrenta uma crise política, econômica e a escassez de alimentos, água e combustível.

O país enfrenta agora uma guerra de poderes entre dois generais, o líder militar do Sudão Abdel Fattah al-Burhan e o comandante das Forças de Apoio Paramilitares Mohamed Hamdan Dagalo. Esses líderes chegaram a ser aliados no golpe de estado em 2021, mas se tornaram rivais; competindo pelo controle do país; fazendo assim com que centenas de civis se tornem vítimas do fogo cruzado, expostos à violência, explosões e tirotrios.

Segundo a ONU, estima-se que cerca de 800 mil sudaneses poderão fugir do país em busca de proteção em países vizinhos.

COMO É SER CRISTÃO NO SUDÃO?

O Sudão é um país onde o Cristianismo é minoria, sua população é predominantemente muçulmana. Ele é considerado um dos dez países mais difíceis para ser um Cristão, conforme dados da LPM (Lista de Perseguição mundial). Os cristãos sudaneses podem frequentar a igreja, mas se as atividades dos líderes Cristãos forem vistas como ameaça ao islã, esses são levados presos.

Os cristãos, que são principalmente convertidos no islamismo, se encontram sob risco de extrema perseguição por parte de grupos radicais, líderes religiosos não Cristãos, comunidades e até mesmo familiares. Eles vivem vulneráveis à violência física, doméstica e agressão sexual; podendo serem presos injustamente e mortos. As instabilidades políticas e os conflitos no Sudão aumentam os temores dos Cristãos, que já vem sofrendo com a falta de proteção e de liberdade religiosa.

ORE PELO SUDÃO:

  • Ore pela Paz no Sudão mediante aos conflitos;
  • Ore pela proteção de civis que são vítimas da violência, tiroteios e bombardeios;
  • Ore para que Cristãos sejam fortalecidos e consolados;
  • Ore pelos recém- convertidos do islã, que sofrem perseguição de suas famílias e comunidades;
  • Ore para que Deus silencie as vozes dos extremistas islâmicos.

 

Deixe um comentário