Cristãos em todo o mundo comemoram a libertação do pastor Saeed Abedini, detido no Irã em julho de 2012 por organizar igrejas domésticas no país. Cidadão americano desde 2010, a soltura de Abedini foi parte de um acordo entre os Estados Unidos e o governo iraniano, que também colocou em liberdade outros três americanos, incluindo um repórter do jornal The Washington Post.

Nascido no Irã, o muçulmano convertido ao cristianismo foi condenado em 2013 por “ameaçar a segurança nacional” do país, uma vez que havia estabelecido pequenas igrejas domésticas. Casado com a também iraniana naturalizada americana Naghmeh Abedini, o pastor havia voltado ao país do Oriente Médio para visitar os pais, quando seu passaporte foi recolhido e ele foi colocado, primeiramente, sob prisão domiciliar.

Durante todo este tempo, sua esposa, que permaneceu nos Estados Unidos, mobilizou toda a comunidade internacional, alcançando a Casa Branca por meio do secretário de estado americano John Kerry. Em matéria do jornal The Washington Post, a soltura do pastor é relacionada à campanha presidencial americana de 2016, que apresenta candidatos do Partido Republicano “incitando a necessidade de proteção dos cristãos em lugares como o Oriente Médio”.

O veículo ainda destaca uma declaração do presidente Barack Obama, que teria emitido uma proclamação, na última sexta-feira, por um “dia da liberdade religiosa”, afirmando que “todas as pessoas merecem a dignidade fundamental de praticar sua fé sem medo, intimidação e violência”. Ore conosco pela cura emocional de Abedini e pela restauração de sua vida e convivência familiar. Ore também por este momento em que a liberdade religiosa tem ganhado espaço no cenário político americano.

Com informações do jornal The Washington Post.

Deixe um comentário