Você pode imaginar como seria o Natal em um país onde os seguidores de Jesus são perseguidos? Como seria possível celebrar o nascimento do nosso Salvador em um contexto de hostilidade, onde a maioria dos cristãos tem que viver sua fé secretamente? Sem dúvidas, seria sem decorações, cantatas ou luzes de Natal brilhando do lado de fora de cada casa! Além disso, na maioria desses locais, se torna cada vez mais difícil o encontro e a celebração. Mas a pergunta mais importante de tudo isso é: o que o Natal representa para os cristãos perseguidos?

Muitos concordariam que no meio de todo esse burburinho e apelo comercial de Natal que surgiu no Ocidente, as vezes é muito difícil para nós captar o verdadeiro sentido do Natal. Para a Igreja Sofredora ao redor do mundo, o Natal definitivamente não tem tantos recursos, mas pode ser carregado de um significado muito maior. Essa reflexão não é para arruinar as festas de Natal ou afastar a alegria que nossas celebrações de Natal frequentemente trazem. Mas nós precisamos entender que a Igreja Sofredora ao redor do mundo tem grandes lições de vida para nos ensinar, como cristãos. Tudo isso é sobre um princípio de reciprocidade: há muito que nós podemos fazer por eles, mas há definitivamente muito que eles podem nos ensinar. E para as festas de Natal, há algumas lições específicas que nós podemos aprender desses heróis. Uma vez aplicadas em nossas próprias vidas, elas irão fazer uma grande diferença na forma como nós celebramos o nascimento de Cristo.

Ao longo dessa semana iremos listar 3 verdades sobre o Natal da igreja perseguida que você talvez não saiba. Te convidamos a orar, compartilhar e celebrar esta época de Esperança junto com nossos irmãos e irmãs.

1. Natal como a inauguração de uma esperança eterna (João 12:44-50)

O nascimento de Jesus não pode ser desvinculado de sua morte e ressurreição. Ele veio para salvar, e a salvação acontece através da sua vida e morte na cruz. Ele veio como um substituto, para que então pudéssemos viver eternamente (Isaías 53:4-6; Marcos 10:45; João 10:11; Romanos 5:6; 1 Tessalonicenses 5:10). Assim sendo, para um cristão que entendeu isso, o fato de Jesus ter nascido leva consigo a verdade de que Jesus deveria morrer, e então nós poderíamos viver. E por meio da sua vitória sobre a morte, nós também não temeríamos a morte.

Não há nada que um perseguidor possa realmente fazer contra um cristão, a não ser antecipar a sua morte física. Quando um cristão é ameaçado por causa da sua fé, ele está, na verdade, sendo ameaçado com a eternidade! E foi para isso que Jesus veio, nascido em uma manjedoura, como nós celebramos.

A medida que nós entendemos realmente isso, nós vencemos qualquer medo da morte. A esperança da vitória de Cristo é a única forma de qualquer cristão fazer isso nesta vida. Essa é uma verdade especialmente para aqueles que sofrem perseguição. De acordo com Atanásio, “a morte tornou-se como um tirano que foi completamente conquistado pelo monarca legítimo.

Isso é Natal!

Este post tem 2 comentários

  1. Juliana Damasio

    Amém, glória a Deus!

Deixe um comentário