Em nossa caminhada junto à igreja sofredora, podemos presenciar o testemunho de herói e heroínas da fé. Pessoas comuns, com histórias extraordinárias que inspiram e, ao mesmo tempo, confrontam nossa fé. Dessa vez, o herói da fé é um pastor da igreja sofredora em Uganda, na África, o pastor Stephen.

Desde 2014 estamos trabalhando em Kampala, Uganda. No campo de refugiados de Rwamwanja, são mais de 53 mil pessoas convivendo em uma área aproximada de 40km2. A maioria é formada por refugiados do Congo, como o pastor Safari, missionário da MAIS. Foi caminhando com os cristão ali que conhecemos o pastor Stephen, esse herói da fé, um homem que nos inspira com seu testemunho de confiança e superação.

O pastor Stephen, casado e pai de cinco filhos, nasceu na República Democrática do Congo. Durante anos, precisou-se mudar diversas vezes, devido aos conflitos e instabilidade política em seu país. Casou-se em 2001, quando começou uma carreira como repórter fotográfico. Seu trabalho ia bem até registrar um crime com sua câmera. Ele foi ameaçado e, por cinco vezes, foi vítima de tentativas de assassinato, bem como sua esposa, que sobreviveu a um envenenamento. Novamente, ele fugiu com sua família até chegar à cidade de Goma, no Congo, em 2008.

Stephen conheceu, então, um dos pastores locais, Safari, que se juntou ao ministério dele na cidade congolesa. Um novo conflito estourou em 2012 e sua casa foi bombardeada. Felizmente, todos escaparam com vida. Porém, mais uma vez, tiveram que deixar seu lar. Dessa vez, o destino foi a vizinha Uganda.

Ao chegar a um campo de refugiados provisório, Stephen entendeu que Deus o chamava para um novo ministério e, rapidamente, começou a ministrar em um grupo pequeno. Cinco pessoas foram batizados como fruto do discipulado. Logo após, Stephen precisou mudar com sua família para campo de Rwamwanja. Desde o início de 2013, ele não parou. O desejo de ajudar as pessoas a terem esperança era maior que as dificuldades daquele ambiente, onde cada família recebia um pedaço de terra extremamente infértil para plantar algo, ainda que muitos não tivessem conhecimento de plantio e agricultura.

Em 2014, aconteceu o reencontro com o pastor Safari. Atualmente, a igreja caminha com cerca de 300 membros e ainda outras duas congregações em áreas remotas. Desde então, o trabalho floresce em meio aos desafios, e temos visto a ação de Deus por meio desses pastores.

Para fazer parte desse projeto da MAIS e outros ao redor do mundo, seja nosso parceiro.

Este post tem 2 comentários

  1. Elizabete

    Vendo pessoas assim que eu cada vez mais me convenço de que eu posso fazer mais para o Reino, e estou me preparando pois quero obedecer o IDE , em nome de Jesus , sair do meu conforto e ajudar quem realmente precisa.Amem

  2. Ernandes Silva

    como é bom ver pessoas realmente fies a Deus. que o nosso Senhor Jesus cristo venha abençoa essas pessoas.

Deixe um comentário