• Categoria do post:Missões

*Texto traduzido e adaptado

Não se torne um missionário…

…se você acha que vai mudar o mundo.

Em primeiro lugar, ter uma expectativa muito alta de que você pode mudar o mundo acaba sempre te decepcionando. Além disso, é preciso considerar se o seu desejo de mudar o mundo não está se confundindo com o desejo de servir. Um bom teste é: pergunte-se se gostaria de mudar para um país totalmente diferente do seu, em um ambiente bem mais difícil, para apoiar um morador local. Você não seria reconhecido por isso e não teria garantia de ver frutos nesse processo.

Se, sinceramente, sua resposta for “Sim”, então você talvez esteja no caminho. (Não se preocupe, a maioria de nós também achou que responderia “sim”, mas a verdade é que ainda havia muito do “complexo de herói” a ser tratado).

…para se tornar uma pessoa melhor.

Havia um missionário na Jamaica, Craig, que pregava a todo mundo: ao cara rastafari que fumava maconha, aos turistas nas lojinhas de souvenir, ao cara da caixa-registradora… Perguntaram a um amigo dele o que ele havia feito para se tornar um evangelizador tão bom assim. “O Craig? Ah não, ele sempre foi assim. Ele não veio para a Jamaica e se tornou esse cara. Ele já era assim no país dele”.

O Craig desmistifica a história de que, quando você se muda para o exterior, você se torna um super-cristão pregador. O que você é aqui e hoje, você será lá e amanhã.

É claro que uma mudança de ambiente ajuda em certos aspectos, mas isso não significa que de repente você passará de um cristão morno para uma mistura de Apóstolo-Paulo-Com-Madre-Teresa-De-Calcutá apenas porque, de repente, você foi para outro país.

…se você acha que você tem as respostas e os locais não.

Nós, ocidentais, temos calçados estranhos. Na maioria das vezes somos escandalosos e ofendemos com nossa arrogância. Estamos acostumados a olhar para outras culturas e dizer às pessoas como consertá-las, investindo dinheiro em seus ‘problemas’. Todo bom missionário, primeiro ouve. E ouve muito. E ouve de novo. (Não se preocupe. Novamente, é outra coisa que todos precisamos aprender).

…se você não consegue lidar com transições.

Um missionário conta que está vivendo fora de seu país há menos de 2 anos e já se mudou de casa 3 vezes, fez duas longas e grandes viagens, além de ter se aproximado para depois dizer adeus a mais de 15 famílias amadas.

No campo missionário, pessoas vêm e vão. Condições e cláusulas são alteradas, e governos mudam leis sobre vistos. Você descobre que a casa que queria já foi alugada ou que a casa na qual está morando tem ratos. Quando você aceita fazer missões, querendo ou não, percebendo ou não, você está aceitando viver uma vida transitória e cheia de mudanças.

…se você se considera uma pessoa incrível, espiritualmente falando.

Não há maneira melhor de mostrar tudo o que tem de pior dentro do seu coração do que mudar para um país diferente. Sério. Um missionário conta que não xingou mais, chorou mais, ficou mais irritado, teve crise de fé e, de forma geral, se tornou uma pessoa pior, do que nos 2 anos que ficou servindo na Ásia. Pode chamar de “choque cultural”, mas há quem diga que o estresse vivido no exterior empurra para fora todo o lixo convenientemente acumulado durante anos em nossa vida confortável.

…se você acha que viver de oferta é fácil.

Pode parecer, mas definitivamente não é fácil viver mensalmente segurando a respiração e orando para que caia aquele valor cheio do aluguel, sabendo que até esse valor depende da bondade e generosidade de pais, parentes, amigos ou aquela senhora que junta as moedinhas para poder ofertar na sua vida.

E quando sobra um pouquinho de dinheiro? Aí você fica apreensivo pensando em como gastá-lo. “Será que eu posso me dar ao luxo de tomar um capuccino? Será que as crianças realmente precisam ir no parque amanhã? Compro aquela scooter mais confiável –e mais cara –, ou aquela que, “provavelmente”, será OK

Então, o momento de frio na barriga, aquele momento de falar sobre finanças e pedir apoio financeiro pela primeira vez, sentindo que você está importunando sempre as mesmas pessoas, que acabam sendo as únicas pessoas que você conhece — como a vendedora de produtos de cosméticos que fica tentando empurrá-los nos churrascos da família.

Com certeza, tudo isso acaba construindo e moldando sua fé, mas acaba sendo algo que acaba com seu coração, sua finanças, sua auto-estima, sua poupança, seus relacionamentos, seu orçamento, sua diversão e sua liberdade.

…se você não está disposto a mudar.

Flexibilidade é uma das coisas mais importantes ao se mudar para um país estrangeiro. Humildade também. Infelizmente, muitas vezes, essas qualidades não são naturais. No entanto, é possível aprender que quanto mais a gente se apega a um plano e a segui-lo — seja pelo ministério, pela situação de vida, uma amizade, pela organização ou crescimento pessoal — mais dolorido é quando os planos mudam (e eles certamente vão mudar). Aqueles que humildemente conseguem viver de forma mais ‘solta’ são os que conseguem ir mais longe com menos danos colaterais.

…em uma decisão impulsiva, de última hora.

Mudar para uma país do outro lado do mundo, especialmente com uma família e com o compromisso de ficar, não é algo para ser decidido assim, de repente, num impulso. Treinamento é importante. Preparo espiritual, emocional e cultural têm um valor inestimável. Ter um coração voltado a morar em um novo lugar também leva seu tempo para ter raízes completamente aprofundadas.

Então, espere um pouco. Não se preocupe em puxar o freio um pouco e, por favor, não ache que você é mais santo se decidir ir, fizer as malas e partir o mais rápido possível. Isso não são as Olimpíadas e ir para missões de qualquer jeito pode trazer mais estragos do que benefícios.

…para melhorar seu casamento ou educar seus filhos.

Problemas pessoais e familiares vão te acompanhar onde você for. Pior: na maioria das vezes, problemas não resolvidos tendem a aumentar e se tornar piores ainda quando você vai morar em um país diferente do seu. Achar que os problemas ficarão para trás é um dos erros mais comuns, e muitos missionários acabam se vendo em uma situação com problemas maiores ainda sem saber como lidar com eles.

…para impressionar ou ganhar amigos.

É bem provável que, ao se tornar missionário, você conheça pessoas incríveis. Muitas delas provavelmente se tornarão grandes amigos. Porém, existe gente estranha e esquisita em todos os lugares. Viver em um lugar afastado e diferente constrói caráter, te molda em muitos aspectos, mas certamente trará boas surpresas na hora de fazer amigos.

*Texto original10 Reasons Not To Become a Missionary

Este post tem 53 comentários

  1. Olá muito bom seu conteúdo sempre procuro bons artigos para me aprofundar mais na palavra de Deus. Porque precisamos estar prepararados para não sermos enganados pelas armadilhas de satanás. Obrigado e fica na Paz do Senhor…

    1. Yasmin

      Ficamos felizes com o seu retorno, Paulo! Que Deus abençoe a sua caminhada (:

  2. Dijalma

    Achei o artigo interessante exclare uns pontos bem legais.AGora acho que Cristo nos chama pra ser missionário aonde moramos e vivemos também começar a ser missionário por onde moramos nos ajuda a preparar para quem sabe um dia um missão fora do país .Paulo em suas missões passou por momentos bons e ruins e com ele aprendemos que talvez não seja diferente conosco. Mas intendemos pela palavra que aquele que si sacrificar pela minha obra não será esquecido mas recompensado . isso trata Questão de mérito de recebimentos da parte do criador em benefício ao trabalho prestado na obra. Que o senhor derrame toda sorte benção sobre os missionários pois merecem que sua caminhada seja iluminada até a chegada aos céus .que o senhor os sustente em cada missão e que os anjos os guardem em sua missão .que a paz de Cristo estejam com todos vocês . A obra e grande e os poucos os trabalhadores nessa obra , que o chamado que está dentro do teu coração árda e voce faça parte dessa obra linda ao favor dos céus .

  3. Clarice

    Sou enfermeira e professora. Como poderia estar ajudando?

    1. Tacila Belas

      Olá, Clarice!Louvamos a Deus por seu coração servo. Peço por gentileza que envie um e-mail para contato@maisnomundo org , comentando sobre o desejo em servir com sua profissão!Deus abençoe!

  4. Edmar Ribeiro

    Agora descobri que ser missionário definitivamente não é meu forte e apreendi que aqueles que vão para missões tem que ter o máximo de apoio da igreja, para suportar as aflições e conseguir fazer a obra.

  5. Hudson

    A missão de um missionário não é mudar o Globo. Mas o mundo de uma pessoa

  6. Lana

    – COMENTÁRIO ATUALIZADO (ÚLTIMA VERSÃO) –
    Sonia Pellegrini, irmã, existem vários tipos de missionários, dentre eles destaco: os que tem missão grande, a ponto de abdicar de suas vidas pessoais e se entregar à Deus e à vida de pregação (e geralmente, por essa entrega, só a eles que atribuímos o nome de missionário); e os missionários do cotidiano, que não possuem a missão de, por exemplo, ir para a África ganhar pessoas para Jesus Cristo, mas que, cotidianamente, através da prática das Escrituras Sagradas, do que Jesus Cristo pregou, servem de exemplo e atraem pessoas para conhecer Jesus, deixando à cargo de Deus se a pessoa vai prosseguir naquela igreja ou será, por Deus, encaminhada à outra. Para cada um, Deus, o Criador, atribuiu uma missão. Alguns com missão maior do que outros. Mas, neste sentido, todos nós somos missionários (pequenos, mas somos). A questão é que nos afastamos dos desígnios de Deus. Se você se esforçar para servir de exemplo para as pessoas, baseando suas práticas no que Jesus ensinou com tanto amor, você será uma missionária e tanto, pois estará colocando o Servir à Deus acima da sua vida pessoal e em tudo que é lugar você se verá como um instrumento de Deus, pedindo à Ele o auxílio e para que te utilize. Afinal, nada é conforme à nossa vontade, pois a Vontade de Deus é Suprema. Cabe a nós apenas servi-Lo; e buscar praticar as palavras de Jesus Cristo é uma forma de servir à Deus. Faça a sua parte, entregue-se à Deus para que ELE à utilize. Se Deus achar que você deve, por exemplo, ir para a África pregar, Ele despertará essa vontade em seu coração – e será algo que você não conseguirá explicar em palavras, mas sim apenas partirá para a atitude (que é ir e pregar). Mas se essa não for a sua missão, a cada momento de sua vida, em cada situação, Deus escolherá como a utilizar. Mantenha sua mente e seu coração alinhados com Ele, para que possa sentir o que Deus está querendo de você em cada situação. Um abraço! Fica na paz do Senhor!

    1. Roberto Utzig

      Gostaria de agradecer seu comentário. Realista e direto. Se estivermos em verdadeira sintonia com Deus a nossa missão será no lugar que for necessário, independe de país, lugar ou atividade. Ir para apenas dizer que se é um “missionário” acredito que seja a pior coisa que um sujeito possa fazer…
      Penso assim: Primeiro devemos mudar a nós mesmos (encontrar a Cristo), depois transmitir toda esta felicidade e mudança para nossa comunidade, contribuindo e melhorando no que for possível (há muito trabalho) por se fazer em nosso próprio bairro por ex., que nem fazemos idéia; mais tarde com mais experiência e se houver vocação (chamado de Deus) partir para terras mais distantes, mas sempre como você disse: atento e prudente para a voz de Deus, ele sabe muito bem onde você deve ir. A vida de missionário não é um show business.

  7. Thiago Ramon

    Faço um trabalho voluntário aqui em minha cidade, com dependentes químicos e alcoolatras e pessoas portadoras de doenças terminais É um trabalho gratificante onde eu posso está dando motivação para as pessoas que perderam a esperança de ter uma vida gratificante e digna. Queria estar divulgando meu trabalho em outros lugares.

  8. Sonia Pellegrini

    Não sei como é fazer missão, mas gostaria de fazer missão temporária para conhecer o outro lado do evangelho e essas informações contida no texto deve ser levada em conta na hora de tomar uma decisão tão importante e impactante para nós e as vidas que queremos ganhar para Jesus

    1. Sonia, bom dia! O CTMAIS é uma ótima oportunidade para que você tenha aprendizado e prática em missões. Dá uma olhada em nosso site e veja se a interessa: http://ctmais.com.br/. Jesus abençoe!

    2. Lucas

      Sofia a missão que deseja tomar é para afriva? Caso afirmativo contactar mim.pelo 258865226456 ou pelo watsap 258847334538 Moçambique

  9. jacqueline gonçalo

    Excelente artigo! É importante esse tipo de abordagem para desmistificar as obras dos missionários, nesse contexto considero pertinente as escolas voltadas ao ensino cristão, como a Missão Salesiana http://www.missaosalesiana.org.br/ passar esse tipo de visão para os alunos.

  10. Cristina Maria Pinheiro

    A paz esteja sempre conosco!
    Obrigada pelos testemunhos…
    Deus vos abençoe!

  11. Paulo Sérgio

    Tenho me sentido muito encomodado por Deus sobre o chamado que ele tem pra mim, só que até hoje não consegui entender, na verdade acho que estou muito preso as coisas deste mundo ( bens materias ) isso tem me atrapalhado muito, não sei o que fazer.

  12. Paulo Cesar Lobo

    Ola!! estudo a Biblia a 40 anos hoje tenho 65 gostaria muito de me tornar um missionario
    Grato

    1. Bom dia, Paulo! Tudo bem com você? Que benção sabermos desse desejo do seu coração. Existem várias formas de ajudar a causa da Igreja Sofredora, como mobilizando sua igreja local, intercedendo e se tornando um mantenedor (Você pode saber mais sobre elas neste link – https://maisnomundo.org/envolvase/). Também temos o CTMAIS (http://ctmais.com.br/), oportunidade para se aprofundar em conteúdos que envolvem missões e viver experiências práticas. Caso tenha alguma dúvida ou queira se dispor à Missão MAIS, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou telefone (41) 3619-8185. Jesus abençoe sua vida!

  13. Valério Zermiani

    Sem dúvidas, esse artigo clareia muito a questão da vida missionária. A reflexão feita nos dez artigos reflete a realidade e, me parece, importante para pessoas que querem seguir a vida de pregação missionária. Sou missionário em trabalhos de curto prazo. Estive no Haiti, por ocasião do terremoto de 2010, por uma semana, participei por oito vezes e hoje coordeno o Projeto Caiuá. Esse Projeto trabalha crianças, adolescentes e jovens indígenas no MS. Por dez anos desenvolvido na Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia e nos anos de 2016 e 2017 na Aldeia Tey Ikuê em Caarapó. Temos visto o resultado vivo dessa ação, pois Deus age com respostas certas. Hoje lideranças indígenas, nascidas nesse projeto sustentam e lideram suas igrejas. Meu chamado, pelo que consegui ver até agora, é justamente missão de curto prazo e, assim que puder, visitar e dar ânimo a missionários em campo, pois é normal vê-los meio que abandonados em meio ao seu trabalho.

  14. Marta Petrola

    Missão está no meu coração, é um chamado de Deus, não sei como começar,mas Deus vai me direcionar….

    1. Marta, boa tarde! Uma dica é entrar em contato com organizações e missionários para conhecer o que tem sido feito pelo mundo em missões e o que Deus pode estar te chamando para fazer. Jesus a abençoe, beijos.

  15. Ser um verdadeiro missionário é deixar todas as vaidades e seu tempo para se dedicar para as pessoas que estão sofrendo fora dos templos ter um caráter um cristão no amor na dedicação ,hoje existem muitos mas o verdadeiro que é dificil o interece é maior do que as almas para o reino de DEUS.

    1. Jaime.

      Boa tarde missionario jorge. Gostaria de entra em contato com vc. Qual é o endereço de sua pagina de facebook. Sou o pastor missionario jaime. #Shalom! !!!!

  16. marco roger

    oi..tudo é no mover de Deus, se Deus te direcionar , vai que ele é contigo, se tem um sonho em relação a missão se for a vontade de Deus vai acontecer , porque todos tem um chamado, fica na posição que Deus te chamou, eu nao posso falar para pessoa nao fazer , porque se Deus deu esse chamado quem sou eu para falar ao contrario!! se é ele que te capacita e não o homem…só que missão , vc pode fazer até com o seu vizinho do lado que também precisa de uma palavra de Deus, não é só ir a outro país é legal , é , só que aqui no Brasil também tem muita gente precisando..porque o nosso foco é ganhar almas para Jesus , sem ver os defeitos , mas sim uma pessoa que precisa de ajuda e amor..e pode crer se Deus é contigo ele vai suprir as necessidades..então mergulhe mesmo nesse sonho que é maravilhoso e creia..

  17. Jefferson

    Quem tem um ”porque”, encara qualquer ”como?”.
    Ser missionario é responder com amor cincero ao chamado de Deus.
    É impossivel retribuir a Deus tudo o que Ele faz por nós, mas podemos agradecer doando a nossa própria vida como Ele, O Mestre, nos ensinou.
    Amar é tudo dar e dar-se a si mesmo.
    Ser missionário é isso, é se doar para aqueles a quem Deus te enviar.

    1. Terezinha

      Olá amigo, gostei de seu comentário, vc é missionário a quanto tempo?

    2. Eu tinha 13 anos quando Deus me chamou como missionaria
      Eu fui fazer uma missão a onde Deus tinha colocado no meu coração e no coração dos meus lideres e com a permição e a benças deles eu fui
      E foi a minha primeira missão
      Essa missão a qual fui fazer no começo foi muito dolorosa eu sofri ma pele!
      A dor daquelas alma sofrida escravisada pelos os poblemas e muitas coisa
      Mas no meio e no final o Senhor Deus nus Honrou abençou aquelas alma
      Em fim a vida de um missionario(a)è ajudar orar e fazer o bem sem que receber nada em troca e sim um missionaria(o) tem que ir para a missão sabendo que vai ler Deus , Amor e fé e o resto é com Deus ….amem Deus abençõe

    3. Vivemos isso Jefferson…Eu e meu esposo pastor Renato Barbosa trabalhamos com orfanatos no Haiti, e missões urbanas em Sao Paulo.Neste ano de 2017 de tanta escassez financeira realizou-se muito mais com muito menos.O “Como’ pertence exclusivamente a Deus, o Senhor que provê e não falha. Confiar Nele e seguir emostra frente rumo ao alvo. Veja no Facebook Projeto Jesus Vem Semeando a Palavra.
      Deus abençoe a todos e todas.

  18. Lara Lana

    Gostei muito desse artigo! Moro a 11 anos na Europa. Claramente o autor se refere aos missionarios no ambito transcultural ou transestadual. Nunca devemos tentar mudar a cultura de alguem, mas simplesmente apresentar a graça, o amor e os ensinamentos de Cristo a quem não conhece. Depois de se converter, cada um adapta o cristianismo a propria cultura com a ajuda do Espirito Santo que convence de pecado.

    1. Terezinha

      Lara , como está, moro no Brasil, faço um trabalho missionário com pessoas idosas, no aspecto: resgate da autoestima. Nossas ações passam pelo exemplo Cristão, amar, servir, multiplicar. Quero ser Missionária fora do meu país, onde é como Deus me levar. Um abraço

      1. Lara Lana

        Olá Terezinha. Uma coisa é certa, quando Deus te chama pra outro lugar, não é um peso. Deus coloca no nosso coração um amor tão grande pro lugar onde nos levou, coloca uma paz tão grande na gente, que passamos a amar o país em que fomos tanto quanto amamos o Brasil. É o que aconteceu comigo, me sinto parte do país onde estou. Não consigo ficar mais no Brasil sem pensar neste outro país (Itália). Nunca é um peso, não sinto vontade de voltar, e a saudade é só das pessoas que deixei. O trabalho que você faz aí no Brasil é lindo, os idosos muitas vezes são esquecidos, nos concentramos só nos jovens. O que você faz é um exemplo a ser seguido.

      2. Marta Petrola

        Onde você faz esse trabalho de missão Terezinha? Tenho chamado pra missão também, sinto isso de Deus e, ou aqui no Brasil ou em outro País vou ser missionária em nome de Jesus…. E o mínimo que posso fazer….

  19. Ana Carolina

    Excelente artigo! Parabéns pela iniciativa. Li e re-li várias vezes, pois existem no texto, princípios práticos valiosos.

  20. Celi Salete

    Entendi que a pessoa que escreveu esta matéria tentou ser um (a) missionário (a) pelo seu próprio querer e não pela vontade de DEUS, não foi conduzida pelo ESPÍRITO SANTO e sim para fugir de uma situação ou de uma frustração e que se viu diante de NO MÍNIMO ” DEZ ” situações como as descritas. Aconteceu que “quebrou a cara” e tenta através de um texto com riqueza de argumentos; mexer com certas cabeças porque o diabo é perfeito para induzir e confundir que é o que aconteceu com essa pessoa, mas satanás deixa sempre brechas para ser desmascarado e é o que aconteceu quando li esta matéria…( perdeu satanás ) Em nome de JESUS crente, siga o seu chamado e se olharmos com olhos proféticos, veremos que a África, Angola, Haiti…enfim estão bem perto de todos nós aqui mesmo em nossos bairros da região…o diabo nos faz tropeçar, mais CAIR JAMAIS111

    1. Alessandro

      Querida, eu creio que vc não deva ter meditado de fato no texto e em suas palavras…
      Faça isso e redija seu comentario…

    2. Equipe MAIS

      Olá, Celi. Obrigado pela mensagem e pela reflexão.
      Realmente, precisamos estar atentos às coisas e ações que nos tiram do foco da cruz e de Cristo, e acreditamos que, justamente, é sobre isso que o autor fala.

      Que as motivações para sermos missionários — exatamente como você falou, precisamos seguir nosso chamado — podem estar equivocadas.

      Deus te abençoe e continue guiando seus passos.

    3. Kelly

      Eu queria tanto que um dia Deus me levasse para a africa ou haiti , que eu podesse levar o amor dele e ajudar no que fosse possivel aquele povo, se Deus quiser ainda chegarei la para a gloria de Deus.

  21. Samuel Jaco

    Mateus. Capítulo 16. 26 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

    A questão do negócio não é se você vai poder ganhar o mundo inteiro mais sim saber se você vai conseguir salvar a sua própria alma ! Pois o Cristo ja falou em mateus 7: 13-14 sobre a porta estreita e porta larga. Estreita poucos serão salvos. Larga muitos perecerão. Então você pode ser um missionário em salvar a sua própria alma. E se você não ganhar o mundo todo pelo menos salvou a sua alma . Então quero concluir que você deve ganhar a sua alma pois ela vale mais do que todo o mundo perdido:

    missoescristao.com

  22. Izabel Cristina Alves

    Missões, está no meu coração, sempre q leio uma publicação como essa, fico impactada. Em missões está o coração d Deus. Se não posso ir posso orar, posso ofertar. Faça d missões um estilo d Vida o seu estilo d Vida.

  23. Patricia Lima

    Muito bom essa alerta… mas eu acho q pra a pessoa ser um missionario nao depende de um querer proprio depende d a chama q arde em seu coraçao… Depende do seu chamado. Nunca fui enviada por algum ministerio pra isso. Mais Deus ja nos colocou em situaçoes parecidas e nao é facil ate mesmo aki no Brasil sem viajar pra outros estados. Um exemplo a Bahia tem sua cultura seus costumes no Estado de Sao Paulo tbm tem otras culturas e costumes. Todas as vezes q nos deslocamos pra estados, cidades diferentes ja sofremos um grande choque. E um Missionario vive isso. Pra enfrentarmos essa situaçao é saber q o Senhor está no controle e Ele tem sustentado os seus Missionarios. E quem toca no coraçao de qlq pessoa pra abençoar a um missionario é o Espirito Santo de Deus. E Deus quer levantar missionarios na ultima hora e nao ta encontrando.

    1. Terezinha

      Olá,Patricia, como está?
      Tenho o chamado para Missões e sou obediente. Agora meu Deus Amado me chama para sair deste lugar e servi lo mais longe.
      Ainda tenho dificuldade de perceber como…

  24. Alessandro

    Bom… O que mais poderia acrescentar nestes comentários!!!
    Meu DEUS!!! Como a veracidade desta materia expressa na integra o que passamos no campo!!!
    Me assusta a irresponsabilidade de muitos lideres da “igreja” que deveriam transformar esta materia em esboso para “suas igrejas” por pelo menos um mes!!!
    Me assusta também a irresponsabilidade de “crentes” que tem seus proprios parentes no campo missionário e seguem suas vidas nos seus palacios cheios de conforto e gozando de prazeres que, claro, adiquiridos até com muito trabalho, contudo esquecendo de que somos abençoados para sermos benção!!! Gn 12
    Claro, vemos e vivemos a provisão de DEUS , como muito esforço e como diz o texto acima – Com certeza, tudo isso acaba construindo e moldando sua fé, mas acaba sendo algo que acaba com seu coração, sua finanças, sua auto-estima, sua poupança, seus relacionamentos, seu orçamento, sua diversão- e sua liberdade.e vemos também quantos deixam de ser partícipes da SEARA!!
    Maranata!!!

    1. Terezinha

      Olá muito bom seu comentário, as igrejas que foram criadastambem para divulgar a palavra de Deus sendo Incentivadora da palavra criou seu reduto de membros esquecendo a mensagem principal…
      Sua reflexão deu ao meu coração de reafirmação de servir como,para e da Forma que Deus chamar .

      Obrigada

      1. Ola Terezinha!!!
        Obrigado por suas palavras!!!
        Servir é de fato uma virtude para aqueles que abraçam a Misio Dei!!!
        Esperamos sempre poder contribuir para que cada vez mais “crentes” saiam da sua zona de conforto em direção aos negligenciados pelos rincões deste mundo!!
        Vc pode ver mais de nosso trabalho em:
        https://www.facebook.com/semeandonocampuscochabamba/
        Que o Senhor te abençoe e te guarde!!!

  25. Forasteiro em Terra Alheia

    Depois de ler não acho outra razão pela qual o missionário continue nessa caminhada mas do que O AMOR.

  26. Ubiratan Morais

    Excelente artigo. Em um ou outro motivo poderia até colocar uma foto minha (ou da minha familia) ao lado com a legenda “isso nos traduz”, tanto em situações adversas ou de harmoniosa adaptação cultural. Após 14 anos na jornada missionária, 9 na África, é quase impossível não vivenciar em maior ou menor proporção alguma das situações descritas no artigo.

  27. Isliane Cruz

    Muito bom o texto. Tenho uma sede por missões. Foi bom pra mim ler essas verdades.

    1. marcia

      O amor de Deus deve ser o motivo a razão maior para irmos a missão e o segundo amar o próximo com o amor incondicional assim como Deus nos ama, e outra ferramenta é o preparo o estudo, de linguas estrangeira seja ela qual for, e a principal forma de estudar é aprendendo como intercâmbio. As finanças são consequências da sua obediência e Deus honra. Salmo 37:25 e outra romanos 10:13-20

  28. Armando dos A. Damaceno

    Boa tarde! Hoje em dia, dentro da igreja, quando o pastor transmite a mensagem(do Espírito Santo), os membros o procuram para parabenizá-los e dar tapinhas nas costa, mas esquecem que o mesmo precisa de obreiros nos ministérios para caminhar junto com êle na seara, inclusive sustentando-o financeiramente, pois existem muitos pastores que dependem de dízimos e ofertas para tirar parte para sua sobrevivência, assim acontecem também com muitos missionários, que são esquecidos nos campos pela sua igreja de origem. Sou testemunha de um caso. Que Deus tenha misericórdia, e continuo orando por vocês diariamente. Deus abençoe a caminhada de vocês.

  29. sania

    Amei… E tudo isso e muito mais…

  30. Vânia

    Excelente artigo! Aprendemos muito e nem sempre as coisas saem como queremos, com a ajuda de Deus aprendemos a ser mais tolerantes, a respeitar e aprender com as outras culturas numa relação intercultural, onde nenhuma é superior a outra. Assim, sergem vidas transformadas para transformar.

Deixe um comentário